Atire a primeira pedra quem não tem algum conhecido que está fazendo algum tratamento relacionado a depressão, síndrome do pânico, ou, ao menos, que tem aquela crise de ansiedade!

De fato, depressão é a doença do século! E pior, se nada for feito, a coisa irá piorar cada vez mais!

Wait!! Por que um cara como eu resolveu escrever um artigo sobre tal assunto, já que a minha experiência é relacionada à tecnologia?

My friend, se tem algo que eu conheço bem, além de tech, é o que tem por trás da tech: gente! Sim, conheço bem de gente!




Todos que estão ao meu redor sempre comentam algo do gênero: nossa Hayashi…como o tempo está voando. Tudo está passando muito rápido e quando vemos, já acabou o ano, já chegou o carnaval, já chegou a pascoa… Enfim, todos nós estamos sentindo na pele a velocidade esquisita em que o tempo está passando.

Por que será?

Simples! Nós não temos mais tempo ocioso! Cada segundo estamos concentrados em algo. Você acorda com um despertador que é o seu celular, correto?! Assim já aproveita e checa seus e-mails, whatsapps, redes sociais, notícias, enfim, tudo está ali prontinho na palma da sua mão!

Para quem já está no mercado de trabalho, aí a correria pega mesmo! A concorrência é forte e a sobrevivência é primordial! Temos que correr contra o tempo, entregar mais rápido, com mais qualidade, prever necessidades não comentadas, ser pró ativo, formar sucessor, ensinar, liderar, ser liderado, aprender com erros, assumir erros, participar de eventos, estar conectado, ser acessível, e por fim, ter tempo para pensar no amanhã! Ahh claro…já ia me esquecendo de ter tempo para a família! rsrs




Então quem não está no mercado de trabalho, não tem pressão?? Claro que tem! Aliás, tem muito mais. Já ouviram aquele ditado que o ócio é a oficina do Capeta? Pois é…aí que mora o perigo.

O ócio traz tempo livre. E se o tempo livre não for preenchido da forma correta, o caos está instalado. De forma geral, percebo que grande parte da população preenche o tempo com informações que não irão agregar em nada.

Exemplos da realidade Brasil:

– Redes sociais: brigas politizadas, fake news e viagens (sentimento de que a vida do outro é melhor que a minha);

– TV aberta: polêmicas, tragédias e exploração da fé.

Agora, fique por muito tempo ligado a estas coisas. Sabe o que acontece? Você se torna essas coisas, entende? A sua mente assimilou aquilo como verdade e você passa a viver somente aquela verdade!

Mas como lidar com este cenário, sem sofrer o impacto de crises de ansiedade, angústias e dúvidas existenciais, e tendo a segurança de qual caminho a seguir? Compartilho minha fórmula pessoal:

A forma que eu encontrei para fugir de médicos psiquiatras e remédios consiste, basicamente , em dois pontos ligados à mente, a depender de seu estado:

– Mente ligada: Pensamentos e conteúdos positivos. Insistir em manter os pensamentos em algo que agregue, que aumente o meu intelecto, que gere valor, que me cause sensação de bem estar, alegria e realização.




– Mente desligada: meditações diárias. Sim, a sua mente precisa de um período de paz, um tempo de descanso. Pense num motor que fica ligado por um período muito longo, sem ter tempo para manutenções. Uma hora ele não aguenta, certo?!

Meditar te ajuda a baixar sua frequência cardíaca, a dar uma pausa para a quantidade de informações e pensamentos que passam a cada segundo na sua mente. E, com o passar do tempo, você aumenta muito a sua capacidade de intuição.




Depois de um tempo praticando, você passa a ter mais equilíbrio num dia agitado e a pressão do ambiente não te afeta mais, pois você consegue manter o controle, mesmo diante das mais diversas situações.

Pois bem, esta foi a forma que eu encontrei para lidar com este novo mundo muito mais conectado, buscando o equilíbrio entre vida pessoal, profissional e espiritual. Sem este equilíbrio, certamente eu já teria batido os pinos! =)

Fabio Hayashi

Formado na área de tecnologia com MBA pela FGV em Gestão Empresarial. Fundador da Deal, fez seu primeiro M&A em 2012, tornou-se investidor no Canal da Peça em 2014, adquiriu participação na ManytoOne transformando-a no braço Digital da Deal em 2015, adquiriu Startup de Dados, tornando a vertical de BIG Data da Deal em 2018. Autor do livro digital Minha Vida em uma Página.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here