atitudes do empreendedor
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Certamente, você já deve ter ouvido falar em diversas aplicações e sentidos sobre a palavra liderança e até mesmo conhecer os quatro principais estilos de atuação do líder contemporâneo: controlador, carismático, sistemático e meritocrático, segundo Eduardo Ferraz, renomado autor em gestão de pessoas.

Todas estas modalidades apresentam-se como sendo essenciais para o bom e regular andamento das ações integrantes do planejamento estratégico e de carreira, porém, olhando para o desenvolvimento da liderança, quais são as reais competências do líder empreendedor requeridas e apreciadas por aceleradoras, startups, coworkings e todo o ecossistema de crescimento empresarial?




Inspirado na consagrada obra “O Monge e o Executivo”, temos o perfil do líder servidor como o mais ajustado ao nosso tempo, pelas principais características que definem sua atuação, seu escopo de atividades, pois deve ter uma postura proativa e sempre positiva com relação ao ambiente, às suas responsabilidades e às pessoas com as quais dirige e lidera. Deve também assumir metas.

Inicialmente, a liderança deverá atuar com vistas à abertura e consciência de que é preciso ser disruptivo, quebrando conceitos e barreiras, vencendo paradigmas, buscando pelo coletivo, conquistando a confiança dos colaboradores e de todos os envolvidos direta e indiretamente nas demandas de produção e organização das ações.  Sempre de forma transparente e ética.

O líder da atualidade deve estar preparado não somente para vencer problemas, desafios e estar dotado de estratégias, otimismo e dinamismo, mas ser a melhor e maior referência inspiradora para as pessoas com as quais convivem.

Então que lições para o empreendedorismo, podemos aprender diante destes ensinamentos?

Que empreender e liderar são sinônimos, somam-se em caminhos propositivos e assertivos, pois não há como empreender sem acreditar em si, nos outros, apostar e construir ideias e caminhos rumo aos objetivos bem estabelecidos, sem devaneios, mas com plano de ação detalhado e bem fundamentado a partir de Missão, Visão e Valores, que reforçam o proposito, a proposta de valor e a essência ao longo desta jornada.

O líder servidor pensa também na sucessão e no compartilhamento de ideias. E o que muito se assemelha ao empreendedorismo hoje, uma vez que melhor tem a atividade empreendedora quem alcança o coletivo como causa e ponto de partida, como no processo de cauda longa e do ganho em escala. Isso tudo se fortalece pautado nos princípios de persuasão em comunicação, promovendo outros líderes e valorizando sempre ideias e opiniões.




Romper com padrões é permitir uma visão de longo prazo a partir de ações presentes, em tese, prometendo e se comprometendo apenas com o que pode cumprir e com o que está a seu alcance. Aqui um ponto positivo relevante quanto à conduta, que deve estar centrada no elo de empatia, liberdade e criatividade. Seu caráter é sua maior virtude e força, sendo um ponto admirado por todos, uma vez que a honestidade das propostas construídas pelo empreendedor devem ser tão integras quanto seu caráter.

O líder, empreendedor não tem então paixão por fatores exógenos, construídos longe de sua base de atuação, de seu observatório. Também não possui cegueira por metas obtidas a base de sacrifício e sofrimento da equipe, proporcionando-lhes angústias e dor. O líder empreendedor admira resultados por meio de relacionamentos verdadeiros, saudáveis, atóxicos, sempre baseado em sentimentos de crescimento e habilidades de escuta para dar às pessoas a oportunidade de terem suas ideias incorporadas verdadeiramente, fazendo tudo convergir para a valorização do capital intelectual de cada um de seus membros.




Muito mais que possuir formação acadêmica, vasta experiência, soluções infinitas, aventureiras e milagrosas, o sucesso do empreendedor, no exercício da liderança, está no fator humano, de olhar nos olhos, agir com a razão e com a emoção de se ver satisfeito em fazer o que ama, de entregar o que espera e prometer a seus pares lealdade na trajetória em busca da proposta de valor, sobre o produto, serviço ou ainda algo que está sendo criado, incubado e desenvolvido, uma vez que o ponto de partida é sempre o ser humano e a construção de caminhos inovadores e consistentes, sem nunca perder a leveza, vontade e  criatividade.

Gustavo Oliveira, coordenador do curso de Administração da Faculdade Santa Marcelina e Docente no curso de medicina e administração. Além disso, atua na gestão executiva no Hospital Santa Marcelina, é Mestre em Administração e Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Linha de pesquisa Dinâmicas Territoriais, Políticas Públicas e Vulnerabilidade Social. Compliance Officer na Rede de Saúde Santa Marcelina, Coordenador de Pós-Graduação e Consultor da AAGAPE na área de saúde, negócios. Responsável pela gestão de projetos e programas educacionais.

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