O minuto que passou não volta mais. Ainda não existe uma máquina do tempo capaz de recuperar os segundos que gastamos com atividades inúteis, com a procrastinação e com a execução de tarefas secundárias. A administração do tempo é uma aliada do bom desempenho, de ações que trazem resultados e podem significar ainda mais tempo para atividades importantes.




Em algumas empresas, a ausência de uma ferramenta ou de um colaborador-chave, alguém que cuide para que as tarefas sejam feitas no seu devido tempo, pode significar a perda de clientes. Como? Imagine que, por esquecimento ou descuido, um padeiro deixe de comprar farinha de trigo para repor seu estoque, e, com isso, não possa vender pão francês. Por um dia, ou durante poucas horas, essa falta não será sentida, mas em uma semana os clientes já terão escolhido outra padaria como preferência.

Atualmente, no mercado existem uma série de ferramentas para controle de estoque, gerenciamento de tarefas e aumento de produtividade. Trabalhar mais não significa ter mais resultados se você não sabe gerenciar suas prioridades, nem suas demandas. Ter foco, disciplina, comprometimento com suas tarefas e saber delegar funções vão definir seu sucesso ou seu fracasso.




Quando se trabalha com prestação de serviços, é primordial garantir que toda a equipe, incluindo o proprietário, tenha o melhor desempenho no tempo necessário para aquela atividade. Quando perceber que seu time está realizando um excelente trabalho, sistematize a sua administração. Em muitos casos, o dono de negócio terá que inventar e criar novos meios para permitir que seus colaboradores o executem.

Priorize suas atividades do dia e tenha foco. A gestão do seu tempo é chave. Relacione todas as atividades que você executa, depois defina aquilo que é  urgente, não urgente, importante e não importante. Isso irá te ajudar a se concentrar naquilo que é ação imediata, bem como entender o que pode ser delegado, agendado, e aquilo que pode ser eliminado. Lembre-se que nem tudo é urgente. Contudo, não esqueça que o descanso também é fundamental. Os resultados virão naturalmente. O apoio de um especialista pode te ajudar.

Alvaro Oliveira

Alvaro Oliveira é Diretor Geral da ActionCOACH em São Paulo, a maior companhia de Coaching Empresarial no mundo. Atuou como Gerente-Geral em multinacionais como a GSK América Central e Caribe, Novartis Consumer Health e Kraft Foods Brasil. Alvaro ajuda empresários a melhorar a performance de seu negócio, capacitar suas equipes e a ter mais tempo livre.

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