Todos sabem que para começar a franquear um negócio é necessário que a operação esteja bem definida, alinhando os serviços para oferecer ao cliente. Mesmo não se tratando de uma prática obrigatória é comum que as redes criem uma unidade piloto, comandada pela própria franqueadora, antes de franquear a marca. É como uma unidade em teste, que leva em média dois anos de maturação, para então ser comercializada novas unidades e iniciar o projeto de expansão desse formato de negócio. Esse período é fundamental para ajustarmos produtos, processos, sistemas, tornando o formato de franquia realmente testado e comprovado no seu sucesso em negócio.

A unidade piloto tem o objetivo principal de deixar o seu negócio o mais “redondo” possível, sem falhas. Durante esse período de experiência é possível observar o que o cliente gostou, o que deve ser aprimorado e o que não agradou o público-final. É como uma receita de bolo. Mexa aqui, tira ali, acrescenta acolá, buscando sempre o melhor ingrediente para transformar esse bolo no melhor e mais saboroso que existe no mercado.

Ela servirá de exemplo para reaplicar novos negócios, por isso, todo o formato é o mesmo de uma franquia tradicional, porém em fase de teste. Durante esse período é muito importante observar e entender a viabilidade econômica e financeira. Para quem trabalha com alimentação, por exemplo, é possível analisar os períodos que alguns ingredientes como frutas, verduras, legumes, são mais fáceis de encontrar no mercado e com um preço mais acessível, bem como o período de escassez desses mesmos ingredientes. Outro fator indispensável é os custos fixos, bem como o tempo de retorno para recuperação do dinheiro investido e a lucratividade desse negócio.




Será que esse espaço é realmente ideal para o negócio que quero abrir ou uma área menor possibilita economizar ainda mais no gasto com estrutura? E o número de funcionários, quantos colaboradores são necessários para evitar contratações extras e dar conta de atender a demanda? Todas essas informações podem ser estudadas dentro da unidade piloto e somente quando o negócio tiver maturado e muito bem desenvolvido então, aí sim, deve-se criar a metodologia para franquear uma marca, comprovando a sua capacidade perante o mercado de atuação.

Tudo isso servirá de base para treinamentos dos franqueados; além de possibilitar ainda servir como uma operação in loco para possíveis franqueados conhecerem o dia a dia da operação e atestar que o modelo é rentável; teste de lançamento de novos produtos e serviços no mercado, e posteriormente ser reaplicado em toda a rede, bem como parcerias, técnicas e métodos mais assertivos dentro do negócio.

Outro item indispensável é contar com alguém/empresa que saiba bem formatar o negócio para virar franquia e assim expandir para outras partes do Brasil. Muitas vezes a pessoa que teve a ideia do negócio sabe muito bem a parte operacional, os ingredientes necessários para criar uma pizza ou a melhor cera para depilação, mas não entende sobre formatação. Transforma-lo em franquia não é tarefa simples e requer experiência.




Eu mesmo já tive várias experiências positivas e negativas que só me permitiram analisar com mais cautela por ter uma unidade piloto em meus negócios. Entre as vantagens de criar uma unidade piloto é que possibilita analisar a variedade dos produtos e serviços e sua viabilidade dentro do negócio; o sistema aplicado para proporcionar controle ao proprietário; e principalmente padronização. Lembre-se que tudo, exatamente tudo, desde o layout até a forma de vender seu produto deve ser igual entre todas as unidades franqueadas. Somente assim é possível ter controle que os produtos/ serviços vem sendo oferecido com qualidade ao público final.

Criar uma franquia é algo que leva tempo. É necessário equilíbrio de qualidade e rentabilidade e tudo isso pode ser testado e adaptado. É o período em que é possível que o franqueador corrija estratégias do modelo de negócio verificando sempre as falhas, as dificuldades para somente após possibilitar capacitar e auxiliar os franqueados no sucesso do empreendimento. Afinal, é sua marca que estará sendo espalhada e a unidade piloto possibilita enxergar tudo isso.

Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva, criou em 2011 a sua primeira rede de franquias Encontre Sua Viagem, especializada em serviços de turismo. Hoje o empresário é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora ainda das redes SUAV (serviços de estética express), Quisto Corretora de Seguros, Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima feminina, masculina e infantil), que juntas contabilizam mais de mil unidades espalhadas pelo país.

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