Sucesso significa ter êxito em alguma coisa, ter um resultado feliz e satisfatório em algo, ou, simplesmente, chegar ao fim de uma empreitada.

Normalmente, as pessoas atrelam sucesso à carreira ou grandes conquistas materiais, pois de certa forma, as mídias, redes sociais, filmes, novelas e propagandas atrelam sucesso a isto! Ao colocarem uma pessoa bem vestida, num local requintado, cheio de pessoas sorrindo tomando algo a luz do sol com um som ambiente, está feito a mensagem subliminar que estas marcas, empresas ou pessoas influentes normalmente se apoiam para definir e influenciar a ideia de sucesso na cabeça das pessoas.

Só que a grande verdade é a seguinte: não existe certo ou errado. E claro, não podemos julgar o sucesso de ninguém. Afinal, cada ser humano está em busca do seu sucesso da maneira como bem entender.




Querem uma história de sucesso que realmente me inspira de verdade??

Então vou narrar um bate papo que tive com minha madrinha um dia destes. J

Era aniversário de uma afilhada minha e havíamos combinado de jantar num restaurante japonês em Guarulhos no meio da semana. Lembro que neste dia, eu estava bem cansado, mas mesmo assim, achei importante estar presente naquele momento justamente para não demonstrar nenhum descaso ou qualquer pré-julgamento por parte dos meus familiares. Afinal, trabalho e viajo muito e acabo sendo um pouco ausente.

Sempre sento perto dos meus primos por termos mais assunto para conversar, mas desta vez, optei por sentar ao lado da minha madrinha e puxar assunto com ela! Minha madrinha é uma pessoa muito simples e humilde, logo, percebi certa timidez em conversar comigo.

Foi aí que levei a conversa para o passado dela. Tinham muitos detalhes que eu desconhecia, mas que tinha curiosidade em saber!

Num breve resumo, minha madrinha foi mãe de 5 filhos. Eliana, minha priminha, faleceu logo após o nascimento, e o Edmilson, seu filho mais novo de 31 anos também veio a óbito no início deste ano. Meu padrinho, que trabalhava como Decasségui no Japão praticamente em toda a infância de seus filhos, também faleceu por lá. Assim foi a nada fácil vida da minha madrinha, que praticamente cuidou e criou todos seus filhos sozinha. Se não bastasse, ela também criou outros 2 filhos de um tio meu que também veio a falecer. (Estas crianças não tinham mãe). Ela também era responsável por cuidar da minha batchan (avó em japonês) que morava na mesma casa com a minha madrinha.




Sozinha, ela cuidou de 6 crianças e uma idosa com um salário de enfermeira em um hospital público na região de Guarulhos.

Ao terminarmos de falar sobre passado, eu olhei para ela e disse: Madrinha, eu sei que a senhora acha que eu sou bem-sucedido por tudo que conquistei, mas quer saber? A pessoa mais bem-sucedida aqui é a você!

Olhe para sua história, olhe o tamanho da obra que você realizou! Olhe o tamanho dos desafios que a senhora teve e olhe para o que são os seus filhos e sobrinhos hoje! Todos muito bem-educados, casados, construindo suas respectivas famílias.

Madrinha, a senhora é uma heroína daquelas que nenhuma história em quadrinhos sequer divulgou! A senhora não teve sucesso, a senhora fez milagres! Nunca a vi reclamar de nada! Nunca sequer te vi chorar! Para mim, choro não é sinal de fraqueza, mas mesmo assim, a senhora sempre demonstrou ser esta fortaleza, dona de uma força divina! E hoje está aqui, com 74 anos, firme e forte como nunca!

O meu reconhecimento vai para todas pessoas guerreiras que, assim como a minha madrinha, lutam bravamente todo santo dia em busca dos seus respectivos sucessos, sejam eles quais forem!!

Fabio Hayashi

Formado na área de tecnologia com MBA pela FGV em Gestão Empresarial. Fundador da Deal, fez seu primeiro M&A em 2012, tornou-se investidor no Canal da Peça em 2014, adquiriu participação na ManytoOne transformando-a no braço Digital da Deal em 2015, adquiriu Startup de Dados, tornando a vertical de BIG Data da Deal em 2018. Autor do livro digital Minha Vida em uma Página.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here