atitudes do empreendedor

SÃO PAULO AOS ROMANOS – CAP. XII:

AS ATITUDES REQUERIDAS DO EMPREENDEDOR

Estas palavras remetendo a atitudes, bem poderiam fazer parte de algum treinamento especializado em Motivação, Empreendedorismo, fazer parte da palestra de um super profissional de Coaching ou PNL, hiper procurado pelas Corporações para criar clima de dinamismo, superação, busca pela excelência, e tudo o que um grande profissional de qualquer área precisa reunir de talentos para ter sucesso e ser pleno em todos os sentidos, ou ainda ser parte de  alguma convenção de resultados ou de vendas de qualquer Corporação.

Elas estão em um trecho da Carta de São Paulo aos Romanos, Capítulo XII:

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do espírito para chegardes a conhecer, (qual seja a vontade de Deus), a saber o que é bom, agradável e perfeito…”

Abstraindo o conteúdo catequético, que é seu primeiro objetivo, com toda a certeza é exatamente isso que, não apenas profissionalmente, devemos ter em mente: a inconformidade com as coisas e crenças pré-estabelecidas em nós, por nós mesmos ou pelos que estão à nossa volta; a acomodação com o velho, com o conforto enganoso, substituindo tudo isso pela busca constante de nosso aprimoramento primeiro e acima de tudo, pessoal, para termos condições de nos lançarmos às conquistas das oportunidades que a vida nos oferece.

Não há pessoas sem capacidade, o que acontece é que muitas vezes não queremos ter o trabalho de enxergarmo-nos, buscarmo-nos, porque esse esforço gera desconforto, pela visualização em nós de nós mesmos de tudo o que temos de potencial e que necessariamente precisa, requer ser trabalhado como parte de nossa missão no mundo.

Ser empreendedor é compreender a própria missão. O ser humano é incomparavelmente digno e absolutamente capaz de criar condições para que seus talentos e dons sejam distribuídos. Ninguém veio a esta dimensão, ou a esta vida, ou a este mundo, conforme sejam as diferentes vertentes de pensamento ou maneiras de pensar para não fazer nada! É impossível!! Se isto não fosse verdade, qual o sentido teria a existência de um ser que está acima dos seres vivos? Para que esse ser estaria presente no mundo?

Empreendedor, entenda que você, com seu projeto de vida ou de profissão, com seus sonhos pessoais, em qualquer lugar onde esteja inserido, deve atuar como PONTO DE REFERÊNCIA, DE INFLEXÃO DE UMA CURVA DE ATITUDES INADEQUADAS PARA UM NOVO CICLO, como multiplicador de conhecimentos, sem jamais esquecer que você também aprendeu e deve isto a alguém que assumiu verdadeiramente a tarefa de buscar a excelência e se lançou no esforço de chamá-lo para esse estado de busca constante do aprimoramento. Portanto, HUMILDADE E GRATIDÃO são atitudes que devem obrigatoriamente ser a essência de uma pessoa que de fato deseje ser um diferencial na vida de alguém, de uma comunidade, de uma Organização, enfim, onde quer que haja atuação.

Na Carta aos Romanos São Paulo, que escreveu há cerca de 20 séculos para várias Comunidades de sua época de uma forma tão atual e tão bem direcionada e adequada a cada grupo de acordo com o ambiente cultural de cada um, coloca de forma bem contundente que NINGUÉM deve julgar-se maior que o outro por uma razão muito simples: somos todos membros de um único CORPO e que como tal cada um tem uma missão que precisa ser plenamente cumprida para o bem de todos. Assim, diz ele “recomendo a cada

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um de vós que não faça uma ideia de si maior do que convém, mas faça uma ideia moderada conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. É muito fácil perceber e extrair dessa frase uma porção de ensinamentos para a pessoa que se propõe a ser empreendedor, ou gestor ou líder em seu grupo, projeto ou Organização.

Cada um que busca o aprimoramento pessoal e profissional em qualquer sentido precisa ter em mente que apesar de ser alguém privilegiado em termos de recursos culturais, educacionais, financeiros, afetivos, intelectuais ou o que seja, ainda assim NÃO pode considerar-se acima de ninguém, porque todos possuem a mesma dignidade humana que faz parte da essência vital de cada um. Não existe ninguém maior que ninguém, o que existe são pessoas dotadas de mais recursos que para serem líderes ou empreendedores plenos precisam reconhecer que de alguma forma receberam estas heranças e assim, para se sentirem realizados  é fundamental que entendam claramente a que vieram, quais seus valores, qual seu papel para poderem de forma mais eficaz multiplicarem o que receberam. Ninguém deve guardar nenhum recurso para si com receio de o perder; a perda virá se não o manifestarmos e o transmitirmos.

Simples assim: já reparou que quando você deixa de praticar alguma coisa, ao retomar você se sente travado? O recurso foi guardado, criou ferrugem e para desenferrujá-lo você precisará de treino novamente! Ao passo que se o praticar, o distribuir, ensinar, cada vez mais ele adquirirá força, substância e aumentará de tamanho de tal forma que passará a fazer parte de você mesmo inconscientemente e melhor, dos outros a quem você o legou! Pense nisso!

Gestor em Organização, empreendedor em projeto próprio, em comunidades, em escolas, em atividades esportivas, enfim em qualquer lugar e/ou situação, pense em quão dinâmico será seu ambiente quando você, que possui recursos passa a vivenciá-los plenamente transmitindo-os a quem estiver à sua volta, pense em como ele será multiplicado.

A Nova Economia, movida pela 4ª Revolução Industrial requer qualificações e habilidades específicas e totalmente diversas das que a precederam. Como fazer um enorme contingente de pessoas que já viveram as etapas anteriores mas que ainda precisam continuar a produzir, alinhar-se com as novas posições de trabalho, as necessidades de um mundo movido a Inteligência Artificial, Big Data, novas maneiras de relacionamento, processos totalmente digitalizados, casas e veículos autônomos, enfim uma série de mudanças em modelos e paradigmas? Simples: jogar todo esse contingente fora e trazer novas gerações para esse novo mundo?? Claro que não, e é aí que entra a frase de São Paulo: “..recomendo a cada um de vós que não faça uma ideia de si maior do que convém,..”. É neste ponto que se perceberá quem é o verdadeiro líder empreendedor, que será a pessoa que tiver a coragem e ao mesmo tempo o desprendimento de saber trazer essas pessoas que ainda querem produzir para serem protagonistas do novo.

Pessoalmente visualizo um exemplo bem prático de pessoas que honraram esse perfil de empreendedorismo na ampla acepção do termo: Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave, criadores da XP Investimentos, apenas para citação. Claro que existem muitos outros mais, porém estas duas pessoas, sem perderem de vista seu objetivo prático, ou seja, ganhar seu dinheiro utilizando ao máximo seus recursos em todos os níveis, souberam compor um grupo coeso, firme e focado que atingiu plenamente o sucesso tanto em nível do grupo como um todo como em nível individual. Eles souberam perceber que sem o auxílio das pessoas que escolheram para trabalharem seus projetos, MUITO DIFICILMENTE lograriam os resultados que vem obtendo.

Então, fica aqui mais uma lição bem clara e atual do escrito de São Paulo. Primeiramente NÃO se conforme com o mundo à sua volta, transforme-se para transformar! Não, não venha dizer que não adianta mais, que já foi tentado, que já você não tem tempo!

Em segundo lugar: você NÃO é maior do que ninguém à sua volta, cada um deve agir da melhor forma possível explorando ao máximo o dom que mais se sobressai para que todos sejam beneficiados e desta forma promovam JUNTOS o desenvolvimento humano e corporativo.

E as lições da Carta aos Romanos XII não param nestes dois princípios; há mais linhas mestras, atitudes sem as quais dificilmente alguém logrará sucesso em seus empreendimentos, projetos, vida profissional ou até em relações afetivas e/ou de amizade:

SINCERIDADE: em todos os aspectos da vida, a sinceridade parte da confiança e a realimenta. O empreendedor não promete aquilo que sabe que não pode honrar. Quando isto acontece, a confiança fica abalada e com dificuldades ela é reconstruída. A liderança e o empreendedorismo requerem atitudes éticas, que gerem e reforcem a confiança. Como você, executivo de vendas conquista e retém um cliente? O que é um “programa de fidelidade”? De onde vem essa “fidelidade”? O que vem a ser a “fidelidade” em uma relação de amor ou de amizade? O que vem a ser “fidelidade” para você, empreendedor ou gestor?? Qual é a base da “fidelidade”?? A base é a confiança, que vem de atitudes honestas, éticas e sinceras! A sinceridade, a transparência, geram um clima, uma aura de confiança, respeito, os quais uma vez trincados, dificilmente serão recompostos em seu formato original.

DEDICAÇÃO e PERSEVERANÇA: ser dedicado é ser focado, é esvaziar a mente para prepará-la para o novo, é acreditar em uma causa e lutar pela mesma, persistindo, insistindo, tendo fé na realização. Ter fé não significa ser carola, ser piegas, e sim ter a plena consciência de que embora ao redor tudo esteja apontando para uma derrota, você ACREDITA e continua!! Você se engaja em um projeto porque acredita nele e como tal dedica-se a ele, articulando-se, articulando outros grupos, incorporando pessoas e idéias que enriqueçam seu projeto, seu time, sua Organização! Citemos o exemplo de Walt Disney! Quantas negativas, descasos e dispensas não recebeu até que conseguisse provar o alcance e sucesso do ratinho feioso que foi capaz de criar o império de entretenimento que criou?

São Paulo em sua Carta também fala disso: “…tende um zelo sem desfalecimento…”

SOLIDARIEDADE: mas como um business man pode ter essa virtude em um ambiente competitivo? Claro que pode!! A solidariedade é a atitude de quem é aberto para o mundo, para o novo, para alavancar pessoas com potencial de desenvolvimento! É a atitude de quem busca criar conexões saudáveis e produtivas, pois requer da pessoa, visão!! Se você não consegue dar a mão a alguém que vem lhe pedir uma chance e está disposto a retribuir ao máximo, sinto muito, você não possui a menor visão do que é um success case! Vamos até pensar em interesse, ok: ajudo pois sei que no futuro poderei contar com ele, de repente ele pode me ajudar…Ainda que seja isso, você não estará deixando de ser partícipe da construção do caminho do outro. E com certeza essa é uma cadeia que se retroalimenta! Lembra da frase corporativa famosa: respeite o office boy pois ele poderá virar seu presidente! Quantos exemplos você gestor ou empreendedor corporativo ou não já viu passar diante de si? Solidariedade é atitude de fortes, para tornar fracos fortes e alimentar a cadeia da força empreendedora!

Incrível, mas São Paulo TAMBÉM fala isto na mencionada Carta.

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CONCÓRDIA E JUSTIÇA: qual o sentido de se criar ambientes ou relações tóxicas? Você já trabalhou em algum lugar em que as pessoas não se suportam? Em que haja fisiologismo? Qual é a sensação que teve? Percebeu alguma conquista da qual todos se orgulhassem?

A concórdia é a energia boa que permeia um ambiente, um projeto dedicado ao bem maior, sendo uma postura de pessoas que entendem claramente seu próprio papel no grupo e o realizam de maneira bastante profissional e direcionada, sem a preocupação de querer saber o que os demais pensam, como estão fazendo, se não estiverem realizando, por que será que não fazem isto ou aquilo? Cumpra seu papel em harmonia com os demais. O que acontecerá é que todos perceberão sua atitude e de alguma forma, em algum momento seguirão o exemplo. Se você é gestor, busque criar esse ambiente aberto e cordial. Quando perceber algum elemento de desarmonia, procure inteirar-se e desfazer o nó juntamente e apenas com as pessoas que estão envolvidas.

Uma equipe coesa e ajustada, afinada nos objetivos, cordial e onde critérios justos são empregados claramente não pode ter outro resultado que não seja o sucesso.

RIVALIDADE: apenas e somente na HONRA. Um gestor empreendedor, um empreendedor nato, uma Organização consciente de seu papel na sociedade onde atua, cria condições para que haja competição sadia e a rivalidade aconteça na busca pela honradez, pela ética, isto é, que cada cumprindo seu papel busque sempre mais fazê-lo de forma honrada e ética, gerando um círculo virtuoso de atitudes íntegras da mesma forma, dando condições a que projetos e ideias inovadoras se materializem e transformem a comunidade onde se inserem.

ALEGRIA E ACOLHIMENTO: agir de forma intensa, marcante, entusiasmada contagia o ambiente em que se atua. Como você se sente quando participa de um evento de negócios, premiação, motivação, em sua Organização ou em qualquer lugar? Não sente uma corrente de energia, não acaba “entrando no clima”? Justamente! Procure lembrar-se desses momentos, os quais no Coaching denominamos “âncoras” e aja de forma semelhante no lugar onde atua, gerando para si e seus colegas uma aura de envolvimento tal, que torna-se impossível resistir à força emanada de atitudes e posturas como essa. Seja você um ponto gerador de luz e energia! Cabeça erguida, crença no impossível, no desafio vencido, olhar franco, direto nos olhos de seu interlocutor! E nunca, jamais receba as pessoas de acordo com sua posição social ou intelectual. Estas posturas fatalmente serão reconhecidas em todo o lugar e farão de você “O Empreendedor”, “O Cara”!

A melhor sensação que alguém que chega pode ter é o de sentir-se aceita, acolhida pelo meio em que vive! Quando não somos aceitos, por quaisquer motivos, o sentimento é de desânimo, derrota, desprezo que contribuem para desajustes, não atingimento de objetivos, intrigas, elementos que NÃO devem existir em lugar algum! Discurso? Ok, se desejar pensar desta forma, pense e não tente nem por um pequeno período de tempo agir como descrito neste texto. Depois você me conta o resultado.

Vejam que São Paulo já entendia bastante de atitudes diferenciadoras e benchmarking em seu tempo, mesmo sem viver o nosso!!

ENTÃO EMPREENDEDOR, VAI ENCARAR? ACEITARÁ VIVER COMO LIÇÕES DE ROMANOS XII?
ENTENDA APENAS QUE NÃO SE TRATA DE RELIGIÃO,  TRATA-SE DE SEU SUCESSO !!!!!

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Maria da Penha Amador Pereira, Economista formada pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo com especialização em Desenvolvimento Econômico.

Atuou em carreira corporativa na antiga Companhia Energética de São Paulo, Banco do Estado de São Paulo e no Citibank, onde desenvolveu carreira por aproximadamente 30 anos em Controladoria, Planejamento Estratégico, Segurança de Informações, Gestão de Crises e Continuidade de Negócios, Qualidade, Projetos de Melhorias de Processos e Produtos Bancários, Controles Internos, Auditoria, Governança Corporativa, Regulamentação Bancária e Compliance.

Atualmente é escritora com obras já publicadas, Master Coach e PNL, Orientadora e Mentora de Carreiras, Palestrante e Educadora Financeira, tendo publicado mais de 55 artigos em Portais de Empreendedorismo, mídias sociais, jornais e revistas regionais e LinkedIn, além de ter participado de vários seminários e fóruns sobre diversos temas ligados à realidade brasileira e Compliance.

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