Os desafios da alta performance em tempos de crise

Saiba quais são os desafios da alta performance em tempos de crise e como ultrapassá-los!

Desde 2013, o mundo está em crise, isto afeta os negócios, as famílias e as pessoas de modo geral. Os profissionais e as empresas desejando dar uma resposta ao cenário conturbado assumem desafios que só podem ser vencidos por culturas de alta performance.

Uma cultura é expressa pelo modo de sentir, pensar e agir de um grupo de pessoas para atuar no cotidiano e principalmente resolver seus problemas. Ela vai se consolidando com o tempo, até acabar ganhando o status de “verdade”, pois “é assim que fazemos as coisas por aqui”. Por exemplo: a gente supera os desafios trabalhando mais. Quem não viveu a experiência de trabalhar 12 ou 14 horas por dia para resolver os desafios do trabalho?

Devemos afastar o risco de seguir com a cultura dos “workaholics”, já sabemos que alta performance não tem relação direta com trabalhar mais e sim com trabalhar diferente. E a alta performance segue alguns passos claros para se estabelecer como cultura:

Primeiro a alta performance surge quando abraçamos um desafio de fazer melhor, diferente e com mais eficácia. Depois precisamos saber que só alcançaremos o que desejamos à custa de dedicação e perseverança, ninguém ou quase ninguém acerta a solução de um desafio complexo de primeira.




Outro fator importante para quem deseja uma cultura de alta performance, é ter força mental para romper com as práticas antigas, as que sempre deram certo, mas que agora não resolvem mais os desafios. E olhe que vejo constantemente discursos de que “devemos inovar”, ou mesmo, “é hora de mudar as coisas por aqui”, mas na hora de assumir ações diferentes, demonstram grande resistência.

Uma cultura de alta performance, ou qualquer mudança de cultura, envolve uma mudança de postura. Uma nova postura que se inicia com a liderança antes de chegar aos demais profissionais, já que é dos líderes que vem o exemplo do rompimento com o antigo. Como líderes, somos guardiões do certo e do errado, as pessoas se espelham no que fazemos, se falamos e ficamos só no discurso não haverá uma cultura de alta performance. Se não abraçamos o novo, não existirão novas ideias e iniciativas para superar os novos desafios.

O tempo está passando…. Quando começaremos a nos envolver com a mudança para uma cultura de alta performance?

Veja mais artigos no Portal Empreendedorismo

Celso Braga

Sócio-diretor do Grupo Bridge, Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP. Acumula experiência de mais de 30 anos em desenvolvimento humano e projetos de conexões educacionais corporativas e inovação.

É autor dos livros ‘A Jornada Ôntica’ (2013), ‘O Hólon da Liderança’ (2015), ‘Inovação: diálogos sobre a prática’ (2016), ‘Inovação: diálogos sobre colaboração produtiva’ (2017), A Magia dos Sentimentos: 27 emoções para transformar sua vida e em 2019 lançou os livros em versão digital; Lifelong Learning – Aprender para a Vida e Empowerment, uma liderança que inspira. Celso Braga é coautor do livro ‘Educação para Excelência’ (2010).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here