Latin America Investment Conference

Brasil é um pais cheio de problemas….and I Like it!!!

Esta foi uma das frases que eu ouvi no Latin America Investment Conference (LAIC) 2020, um evento extremamente seleto e qualificado em termos de pessoas, conteúdos, empresas, governos, e agora, tecnologia e startups!!!

Epa! Primeiro ponto que me chamou a atenção! Por que um evento que concentra apenas investidores ultra High, com empresas públicas e privadas cujos faturamentos ultrapassam  1 BI, agora dá espaço a empresas com 15 pessoas e alguns poucos anos de vida?!
Simples! Porque os grandes dinossauros da economia já perceberam que 7 das 10 maiores empresas listadas na bolsa americana são empresas de tecnologia. E muitas delas não têm nem um terço de vida se comparado às empresas tradicionais!



Viva a nova economia!
Vamos aos números: 2800 participantes (C level, owners, chefes de estado, investidores nacionais e internacionais) ouviram de perto os representantes de 125 empresas de capital aberto e fechado através de 80 painéis/ palestras com excelente conteúdo e visão de futuro extremamente promissor. E, claro, haviam 33 startups que foram criteriosamente selecionadas a serem os próximos unicórnios brasileiros. Ou seja, 26,4% das empresas que se apresentaram eram startups.
Durante o evento, o pessoal do Credit Suisse lançou uma pesquisa on line perguntando onde os investidores gostariam de investir seus respectivos dinheiros nos próximos anos. E para a minha surpresa, um percentual próximo a 25% seria destinado a investimentos alternativos, ou seja, startups!!!
Por mais que não tenhamos um presidente exemplar, ele tem ajudado muito a dar segurança e passar credibilidade aos investidores neste 1 ano de governo:
1 – Montou uma excelente equipe técnica, não apenas nos ministérios, mas também em todas as estatais.
2 – Deu liberdade para que eles montassem os seus respectivos segundo escalões, ou seja, indicação política é ZERO!!
3 – Até o momento, não temos mais nenhum escândalo de corrupção!
E como consequência, o risco Brasil despencou e o país volta a ser atrativo a novos investimentos.
Ahhh, mas e os problemas do Brasil?!
Aí é que entram as startups e suas tecnologias disruptivas!! Todas as startups que estão voando, focam em problemas reais e estudam as melhores formas de resolve-los! Entenda-se, como problemas reais, saneamento básico, aquecimento global, desigualdade social, enfim, problemas que de fato precisam ser resolvidos e o planeta agradece!!
E por serem pequenas, são ágeis e com muito mais autonomia para “pivotarem” seus modelos de negócios.



Então, para o grande investidor, vale muito o risco de investir numa startup, pois além de poder colher bons rendimentos futuros, está ajudando na construção de um ecossistema mais sustentável.
Com isto, creio que teremos um dos melhores ciclos da economia para os próximos anos, com uma gestão pública tentando ser mais enxuta, reformas estruturais e fiscais que certamente melhorarão a nossa economia e competitividade global e investidores mais conscientes com o futuro do nosso planeta e da nossa nação!
#2020VaiSerEpico

Inscreva-se em nossa NewsLatter clicando aqui e receba todas as matérias diretamente em seu e-mail gratuitamente! 

Veja mais no Portal Empreendedorismo

Fabio Hayashi

Formado na área de tecnologia com MBA pela FGV em Gestão Empresarial. Fundador da Deal, fez seu primeiro M&A em 2012, tornou-se investidor no Canal da Peça em 2014, adquiriu participação na ManytoOne transformando-a no braço Digital da Deal em 2015, adquiriu Startup de Dados, tornando a vertical de BIG Data da Deal em 2018. Autor do livro digital Minha Vida em uma Página.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here