A insegurança em períodos de crise: como lidar
Foto: Rudy and Peter Skitterians (Pixabay)

A insegurança em períodos de crise: como lidar

Todos nós estamos sendo afetados pela quarentena imposta pelas autoridades.

Em maior ou menor grau, sofremos, de fato, com o isolamento e incertezas que nos afrontam diariamente. Manter a sanidade neste período é o maior dos desafios.
Caso existisse um comprimido ou um xarope que eliminasse todas as inseguranças que vivemos neste período, certamente seria sucesso de vendas. A ansiedade, o medo e a insegurança tem sido parte de nosso dia a dia, seja pelo próprio COVID-19, ou as consequências econômicas do necessário isolamento que surgem no horizonte.
Como professor e pesquisador há mais de 20 anos, e com formação em Neurolinguistica há mais de 10, tenho estudado o efeito da nossa linguagem e conversa consigo mesmo em nossa saúde mental e espiritual. Então, vamos tratar do que você pode fazer para sentir-se melhor e fortalecer a si mesmo.
É muito difícil prever alguma coisa, ainda mais o futuro. Este é formado hoje, em nosso presente, com nossas decisões e as de milhares de pessoas. Nossas ações e decisões no passado nos trouxeram ao presente que vivemos neste instante.
Então, a melhor forma que temos de nos precaver de um futuro nefasto, ruim e negativo, é cuidar hoje de decisões que vão no caminho oposto do que desejamos evitar.
As ações devem ir além de “pensar positivamente” ou simplesmente depositar toda a esperança na fé religiosa/espiritual. Temos que agir, de fato, e construir desde já o caminho que nos levará a um futuro melhor.
Prepare-se. Busque conhecimento útil, onde for possível. Há uma infinidade de bons cursos, inclusive gratuitos, em plataformas de Ensino a Distância.
Assim mesmo está além das possibilidades financeiras? Leia aquele livro que comprou há tempos e está empoeirado na estante da sala. Assista palestras do TEDx pelo Youtube, busque aprendizado e, na medida do possível, pratique os novos conhecimentos.
Ainda há tempo de arrumar a estante, organizar a casa. Pinte a parede. Arraste móveis e limpe a sujeira. Jogue fora ou doe o que não precisa mais. Pode parecer estranho, mas organizar o que está ao seu redor produzirá uma agradável sensação de bem estar.
Também irá contribuir para organizar suas próprias ideias. Como dizem, casa organizada, mente organizada. Se o que está ao redor está bagunçado, é muito provável que suas ideias também estejam. Então, organize-se.
Tenha atitude em construir desde já seu novo futuro. Fortaleça-se e exercite-se! Fizemos um “Reset” em nossas vidas. Desapegue. Nossa vida anterior não existe mais.
Estamos reiniciando nossas vidas. A maioria está completando 60 dias de paralisação da vida. Então, depois de tanto desgaste, de ir ao fundo do poço, é hora de agir e começar a sair olhando para o sol que estará lá, brilhando.
Aliás, esta é a única certeza que posso registrar para você. Os dias vão e vem. O sol todo dia estará lá, irradiando sua energia. Cabe a nós escolher se vamos buscar um lugar que desejamos.
Se chover, poderemos aproveitar a água que frutificará as sementes que você está plantando agora (e quais sementes está plantando?) ou reclamar da falta de sol. Mas, enxergue ele ou não, tenha certeza: ele surgirá no horizonte todos os dias e lhe trará novas oportunidades e ameaças. Portanto, escolha com sabedoria. #cuidese

Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.

Entre suas atividades profissionais, destacam-se:

LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001

  1. Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  2. Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  3. Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
  4. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
  5. O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004

 

ACADÊMICAS

  • Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
    Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales.
  • Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
  • Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
  • Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
  • Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
  • Avaliador técnico Guia do Estudante.

 

PROFISSIONAL

  • Publicitário, Jornalista e Radialista;
  • Editor;
  • Empresário, indústria de brinquedos;
  • Palestrante Profissional RPP e Coach.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here