O que você deixaria para trás para viver um sonho? Essa é uma história de quem empreende com PAIXÃO!

Em entrevista exclusiva com Erika Alfenas fundadora do Portal Empreendedorismo, Willian Santuzzi fundador da GoFestivals, conta como nasceu a ideia da única plataforma para compra de tickets de festivais de música ao redor do mundo, que não tem concorrentes diretos no Brasil e oferece não somente a compra dos ingressos, mas também a experiência completa, com hospedagem e translato! Veja abaixo:

Portal Empreendedorismo: Como surgiu a ideia de ser empreendedor?

Willian Santuzzi Eu trabalhava com manutenção da plataforma de petróleo, a muito tempo já tinha a pretensão de sair, deixar de trabalhar para os outros e ter alguma coisa minha, o salário e plano de carreira eram excelentes, não tinha nenhum tipo de reclamação, era simplesmente por querer trabalhar com alguma coisa sua, alguma coisa que você goste. Então desde que estava trabalhando lá, já estava nos últimos dois anos, juntando uma grana para meu próprio negócio.

A ideia surgiu quando eu e um amigo estávamos viajando para alguns festivais e começamos a enxergar que no Brasil existia um super público que tinha uma carência enorme, não tinha onde buscar informação, não tinha com quem contar, não tinha nenhum tipo de facilidade para comprar isso, porque o brasileiro adora uma parcela, não vemos o valor total, vemos apenas o valor da parcela, e os pacotes lá para fora tem o valor agregado e não consegue parcelar nada, então começamos a mergulhar nessa ideia, pensar em alguma coisa para ter facilidade no pagamento.

Ter um especialista para o festival que se quer ir, que já conhece e dá dicas como: levar uma camiseta vermelha, porque lá o sol é mais forte ao meio-dia é importante, porque já tem o conhecimento. Enxergamos essa carência, foi quando começamos a cavar para ver como iriamos começar essa empresa. 

Teremos um festival que vai ser no top de uma montanha a 3mil metros de altura então sabemos que não se pode tomar nada, porque passa mal quando vai subir, etc. Esse festival será na França.

Portal: Quais foram os desafios que encontrou?

Willian: Vários, pegamos uma crise, a minha ideia inicial de empreender era abrir alguma coisa lá fora de comida brasileira. Quando começamos com essa ideia, estávamos em um momento de crise no Brasil, política, financeira, desemprego, então ninguém estava viajando. Mas dentro dessas dificuldades que surgiu a ideia das formas de pagamento, pois é uma forma de pagamento revolucionaria que só a GoFestivals oferece. Você começa a pagar hoje uma parcela de R$ 400,00 no boleto e não precisa nem de limite de cartão de credito, economiza de 30 a 40% do valor do pacote, comprando antecipadamente. Com esse valor você consegue ir no festival com tudo pago no ano que vem.

Nós conseguimos segurar o câmbio para tornar isso possível, fazemos tudo para economizar e a pessoa pagar muito mais barato, então hoje já temos pacotes vendidos para 2020, porque quanto mais antecipado for a compra, mais barato fica. Foi uma forma muito legal que encontramos de driblar essa crise que estamos passando com o dólar a R$ 4,00 e o euro a quase R$ 5,00.

Portal: Como surgiu o nome?

Willian: No início começamos num quarto de hotel aqui em São Paulo, eu ainda trabalhava embarcado, 15 dias em hotel e 15 dias embarcado. Nesses 15 dias de folga eu ficava em São Paulo, o meu sócio é daqui.

Foi num quarto de hotel que começamos, assistíamos vídeos, pensávamos e não lembro em qual momento que surgiu o nome, foram vários nomes, em algum momento surgiu esse. Ficávamos até as 03h00 pensando em várias coisas, cheios de papeis e post-it nas paredes do hotel, bem daqueles empreendedores porta de garagem. (Risos)

O nome é muito bom, sou apaixonado por ele e pela marca. Conseguimos vender primeiro a marca para agora conseguirmos vender o produto, já estamos sendo reconhecidos pelos players nacionais e internacionais por causa da marca, o nome é muito fácil.

Tivemos muita ajuda no início, um amigo publicitário que ajudou a pensar, ajudou na imagem e depois que entregou tudo par nós, continuamos a fazer, hoje sou eu quem faço o marketing, e tem ficado legal, o pessoal tem gostado bastante, temos que nos virar!

Começamos em 3 pessoas, eu, meu sócio e um investidor, hoje estamos com 9 pessoas.

Portal: Qual a expectativa desse semestre e próximo ano?

Willian: A empresa iniciou em abril de 2018, ficamos praticamente uma ano e meio estruturando, apenas conversando com amigos e em abril fomos a público.

A ideia era abrir em Janeiro/2018 e então a meta seria de R$ 1.000.000,00.  Porem como abrimos em Abril/2018, estamos com a intenção de alcançar isso no último trimestre desse ano.

O ano que vem vai além de dobrar a meta, estamos pensando em uma coisa bem maior, porque a aceitação foi grande, tanto que não demos conta de atender, tivemos que contratar e efetivar duas pessoas só para fazer o atendimento, pois estávamos obtendo reclamações por não atender em tempo hábil.

Chegando no último trimestre vamos sentar novamente para rever valores de metas, porque ainda não temos nenhum Benchmarking de mercado que podemos utilizar, não tem nenhuma empresa que faz o que a gente faz, tínhamos uma expectativa que estamos alcançando em 03 meses de empresa, então vamos ter que recalibrar novamente para sabermos onde queremos estar em 2019.  

Portal: Qual fator mais importante para o sucesso de sua empresa?

Willian: Eu posso ser um pouco platônico e falar que é a PAIXÃO? Porque quando eu trabalhava na plataforma de petróleo eu tinha um salário astronômico, mas eu nunca gostei do que eu fazia. Semana passada veio um cliente que a mãe era diarista, ela (a mãe) queria porque queria pagar o festival para ele, porque é o sonho dele. O rapaz é estagiário e conseguimos fazer isso de uma boa forma para ela, eles saíram daqui chorando. 

Essa paixão de conseguir vender algo tão fantástico que é o sonho de tanta gente, é o que mais motiva, juntamos uma equipe que todos tem a mesma paixão, para que os clientes tenham uma experiência de ir no tomorrowland com o brilho no olhar.

A intenção nossa é fazer um comunidade nacional e até quem sabe global de pessoas que vão e tem essa troca cultura. É a paixão!

Quando nos posicionamos na mídia, é sobre venda de realização de sonhos, porque tem gente que nunca imaginou que conseguiria ir no tomorrowland que é uma Disney do adulto, estamos realizando isso, puxando essa galera e dizendo que eles podem e conseguem.

Portal: Quanto investir em inovação é importante?

Willian: Empresas que não inovam se perderam em algum momento, por maior que seja, empresas tem que fazer brainstorm pra tentar inovar em qualquer setor que seja.

Eu digo pela GoFestivals que é uma empresa nova, com teoria nova e que iniciou inovando, mas eu já me vejo como defasado! Abrimos em 03 meses, então empresa que não inova não cresce.

Exemplo as Casas Bahia, que alguns anos atrás era um case de vendas em atacado, hoje tem a Magazine Luiza que inovou tanto no digital que com essa inovação conseguiu passar as Casas Bahia, o que ninguém nunca imaginou que aconteceria. Hoje a Casas Bahia está defasada porque não inovou, parou no tempo.

Inovar e resiliência são palavras chave, você não vai em lugar nenhum sem isso. Estou a dois anos sem receber salário, se não tiver aquele extra folego para nadar mais 300 metros amanhã, você fecha as portas e morre na praia. É como aquele velho ditado: nadou, nadou, nadou e morreu na areia! Então resiliência e inovação são palavras chave de qualquer empreendimento.

Recado aos leitores do Portal Empreendedorismo: O que diria alguém que está pensando em abrir um negócio?

Willian: NÃO DESISTA, porque é muito fácil você ficar atrás de uma mesa de escritório trabalhando para o dono, por um salário, com aquela falsa estabilidade, ao contrário de um empreendimento que é muito difícil, você vai sempre ter críticas de pessoas que estão a sua volta, porque largou o emprego certo ou porque preferiria que você estivesse em um cargo público ou qualquer coisa do gênero, para tentar um empreendimento seu.

Só não recebe critica quem não tenta e quem não corre atrás, o tanto de gente que vai dizer que você está largando seu futuro ou vida inteira, mas na verdade não é isso, você tem que ter o seu foco, seu objetivo, não pode se perder com o que as pessoas falam, tem que ter essa blindagem com amigos, as vezes até família ou cônjuges. Conclui Williian.

 

Mais sobre a GoFestivals

GoFestivals, uma plataforma que nasceu para compra de tickets de festivais de música ao redor do mundo. Os fundadores e sócios, Willian Santuzzi e Felipe Castelli, amantes de festivais encontravam muita dificuldade para compra de ingressos, uma vez que a maioria dos sites aceitavam apenas cartões internacionais e não parcelavam em muitas vezes, o que dificultava a experiência devido ao valor de investimento para essas ocasiões. A plataforma, que não tem concorrentes diretos no Brasil, oferece não somente a compra dos ingressos, mas também a experiência completa, com hospedagem e translato. Além disso, nos últimos três meses ocorreu um aumento significativo na busca por estes festivais e experiências de turismo.

 

 

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