Kleber Bacili, CEO da Sensedia conta para as fundadoras Erika Alfenas e Sheyla Santoso, e para repórter e colunista Inês Dutra do Portal Empreendedorismo, detalhes sobre o maior evento de API da américa latina, que também é um dos maiores do mundo no tema! O evento é uma iniciativa da SENSEDIA no brasil.

Kleber fala também de sua trajetória como empreendedor e a história de sua empresa que foi fundada a 11 anos.

O Evento ocorreu nos dias 07 e 08 de Agosto de 2018 no WTC Events Center em São Paulo, como aproximadamente 900 participantes

 

Veja entrevista exclusiva abaixo!

Portal Empreendedorismo: Fale um pouco sobre história de sua empresa.

Kleber Bacili: A Sensedia ajuda as empresas a se tornarem mais digitais, abertas e conectadas. No dia de hoje a maior parte das empresas tem desafios de crescimento, de disrupção, muitos negócios grandes estão sofrendo por concorrência, de concorrentes tradicionais, concorrentes não esperados, por outros tipos de empresas, e todas elas estão tentando se movimentar, as vezes no sentido defensivo no seu mercado e as vezes no sentido de abrir novos negócios.

As jornadas do dia-a-dia elas se tornam cada vez mais digitais então provavelmente para chegar até aqui hoje vocês usaram vários aplicativos diferentes, fizeram várias coisas e enquanto estão aqui fizeram várias outras coisas e essas jornadas digitais muitas vezes se cruzam. Você está usando um aplicativo e dentro desse aplicativo ele te leva para outro e as empresas estão investindo cada vez mais nisso.

A Sensedia trabalha com um tipo de tecnologia chamada API que serve como uma fundação para que essas iniciativas digitais consigam ser mais rápidas, mais escaláveis, mais seguras.

E não só a empresa, quando ela mesma cria suas próprias experiências digitais, os seus APPs quando também ela faz parte de um ecossistema de outras empresas. No mercado brasileiro, no mercado global, você tem muitos exemplos desses ecossistemas, de empresas que se relaciona com outras empresas para conseguir cumprir eventualmente uma certa jornada digital de um usuário.

A Sensedia nasceu a 11 anos atrás, em 2007, já tem um tempo de estrada, a 5 anos, colocamos no mercado essa plataforma de gerenciamento de APIs e todo esse pitch, esses serviços para ajudar nossos clientes com esses desafios e estamos tendo um desempenho bem legal, um crescimento ótimo, ajudando clientes incríveis em desafios super bacanas.

Esse evento (APIX) é uma oportunidade para colocarmos nossa cara, nossa cultura, o tipo de trabalho que a gente tem feito, mas principalmente para gerar relacionamento para as pessoas que vem aqui. Então focamos muito em conteúdo para que as pessoas saiam daqui e amanhã já tenham alguma coisa diferente para fazer com o que ele viu aqui.

Portal: Como foi o iniciou, encontrou desafios? Como superou?

Kleber Bacili: O caminho é todo acidentado, na verdade a Sensedia tem uma história de um começo diferente de um startup convencional, não tem um história de garagem, é um caso de intraempreendedorismo.

Eu trabalhava em uma empresa que se chama CI&T, desenvolvemos uma expertise e um produto que percebemos que tinha um potencial de mercado diferente do que a CI&T vinha fazendo, criamos um plano de negócio para separar como sendo um negócio independente com a CI&T sendo uma das sócias, apostando no começo para que conseguíssemos dar os primeiros passos. Já nascemos com a primeira versão do produto, já nascemos com alguns primeiros clientes, antes de fazermos essa separação como um organismo independente.

Isso foi lá em 2007 e de lá pra cá enfrentamos muita dificuldade, a Sensedia é uma empresa de base tecnológica bem consistente, muitas vezes é até meio difícil de explicar o que fazemos, não temos APP, não fazemos APP, não temos muitos elementos que estão na interface dos consumidores finais.

Estamos sempre no meio do caminho entre nossos clientes e a relação dos nossos clientes com os clientes deles. Nos primeiros anos tínhamos ofertas diferentes do que temos hoje, então tentamos adaptar, tentamos entender.  A startup precisa se preocupar com dois motores diferentes, engine de valor e engine de crescimento.

Muitas vezes, as empresas, e isso aconteceu com a Sensedia também, tentam exercitar a engine de crescimento antes de ter comprovado a engine de valor. Tentamos um produto e víamos alguma atração nesse mercado corporativo que é o que sempre trabalhamos, mas vimos que as vezes não conseguíamos atingir nossas expectativas. Quando criamos essa plataforma e conseguimos ter os primeiros clientes deu clique! Agora a engine de valor está comprovada, encontramos o que íamos fazer nos próximos 5 anos, ai tem a engine de crescimento, consigo atender esses 4, 5, 6 clientes iniciais e como conseguir atender 100? Agora estamos perto de 80, são enterprise, grandes empresas, um mercado que normalmente trabalha com um certo volume de clientes, tem sido essa aventura.

Portal: Fatores determinantes para o sucesso?

Kleber Bacili: Fator de sorte! (Risos)

Claro, estamos rodeados de pessoas muito boas, genuinamente boas, temos muita sorte de ter nascido dentro da CI&T que é uma organização que eu admiro muito e tenho uma relação excelente com os sócios e fundadores, um deles está aqui no evento inclusive. Então foi um terreno bem fértil para nosso nascimento e primeiros anos da empresa.

Até hoje temos reuniões frequentes, certamente contribuiu muito pessoas mais experientes no desenvolvimento de negócio, temos um interesse genuíno em ajudar o cliente a resolver um problema e ter a sorte desse cliente pagar para ter esse problema resolvido, você pode resolver problema, mas ser um problema que não dói muito.

Conseguimos atender tanto um problema que está doendo, quanto o outro tipo de situação que pode fazer com que uma empresa cresça, que é o cliente que deslumbra uma oportunidade não atendida. Eventualmente nem é uma dor que ele está sentindo mas ele percebe que se ele colocar essa tecnologia ali, abrir essa API, ele eventualmente terá geração de mais negócios que não estão na mesa hoje. 

Atuamos tanto para resolver dores quanto a gerar oportunidades de negócios que nossos clientes vislumbram no mercado, no final das constas isso é um bom mix de situações.  

Portal: Você percebe muita resistência para aplicação da API? 

Kleber Bacili: Hoje em dia é meio que “assim que ter que fazer” o cliente tem alternativas para resolver esse tipo de problema,  inclusive outros players, tem vários no mercado, mas no fim das contas o porte da Sensedia e o foco que conseguimos ter, acaba sendo visto como um diferencial para nossos clientes, muitas vezes concorremos com empresas gigantes que fazem muitas coisas diferentes e aqui somos bem focados nisso, esse foco nos ajuda a realmente melhorar, o ciclo de melhoria ser muito mais rápido, consegue atender com muito mais agilidade, perceber as deficiências e adaptá-las mais rapidamente.

Portal: Qual o diferencial de vocês em relação aos concorrentes?

Kleber Bacili: Foco com certeza! Somos um nicho bem especifico de atuação e isso com certeza é um diferencial.

Portal: E atualmente vocês ainda enfrentam alguns desafios?

Kleber Bacili: O tempo inteiro, eu vivo uma dicotomia, hoje estamos num evento que estamos fazendo, ele esta lindo, lotado de gente, muito legal!

A Sensedia está indo super bem, com muitos clientes e clientes sensacionais e incríveis, desafios de negócios que estamos conseguindo superar é um orgulho muito grande, por outro lado, quando eu olho para dentro, eu vejo tanta coisa que tem que ser diferente, que pode ser muito melhor que é angustiante.

Certamente temos muito mais ideias de como melhorar, do que efetivamente a gente consegue melhorar, então os desafios são diários, esses clientes são super exigentes e tem problema com frequência, a cada novo cliente falta equipe capacitada para atender esse novo cliente, então como vamos conseguir recrutar esse time? Tudo que está funcionando eventualmente tem instabilidades, então como gerenciamos essas instabilidades? Os problemas são diários, esses são os imediatos,  ai tem os problemas de ir para frente, no mundo de tecnologia que estamos inseridos, estamos passiveis de sofrer disrupção, pode ter um tipo de tecnologia nova que faça com que a Sensedia seja irrelevante no mercado de uma hora para outra. Então temos que estar o tempo todo tentando nos antecipar para que esses movimentos nunca nos peguem de surpresa.

O empreendedor no fim das contas está sempre assim, quando as coisas vão bem é um mix de orgulho com total desespero! (Risos).

Portal: Qual o principal motivo desse evento?

Kleber Bacili: O APIX tem o objetivo de gerar discussão ao redor desse tema que achamos muito importante para as empresas, começamos em 2015 a primeira edição, foi lá no cubo do Itaú, tinha acabado de ser inaugurado. Vimos uma adesão muito legal, tanto que fizemos um e depois de 6 meses fizemos o segundo, ficamos tão energizados!

É o tipo de evento que tem muito no exterior e aqui no Brasil tem zero, claro que esses temas eles são cobertos em outros eventos mas de uma forma mais espaçada e muitas vezes com viés técnico mas poucas vezes com viés de negócios, oportunidades e estratégias, não é à toa que a gente tenta mesclar as duas coisas, um viés técnico de como que na pratica eu implemento determinado conceito, quanto de negócio e estratégia, tipo se implementar esse negócio direito, qual o tipo de benefício, valor ou posição o cliente pode ter.

O objetivo principal é estimular esse ecossistema, discutir esse assunto, em contra partida, claro que tem a Sensedia como referência nesse assunto. 

Portal: O evento está separado em trilhas, conte-nos sobre o conceito.

Kleber Bacili: Esse ano foi o primeiro que fizemos em dois dias separados, o ano passado foi um dia só. O primeiro dia foi bem hand zone, as pessoas vieram com seus laptops, tinham desafios, um pouco de teoria e iam aplicando na pratica o que estavam vendo,  no final aplicavam um chatbot com APIs com sistema de pagamento, utilizando API de cliente nosso. Tinham duas turmas, iniciante/intermediário e avançado.

O segundo dia é o principal das apresentações, temos um público variado, por seu um assunto técnico a maior parte das pessoas é de TI, mas tem umas que são mais desenvolvedores, arquitetos de software e tem outras que são gerentes, estão mais próximos da linha de negócios, pessoal de inovação.

Então a estratégia das trilhas é acumular a maior parte de conteúdo no menor espaço de tempo, pensando nos públicos diferentes que íamos ter. Tem outra sala que é a sala especificamente sobre os assuntos da Sensedia que tem bastante clientes vivenciando os desafios do dia-a-dia e tem assuntos bem específicos que queiram ver, exemplo, segurança de API, então lá tem os temas principais, os clientes vão lá para ter o conteúdo bem encaixado.

Foto: Sheyla Santoso, Kleber Bacili, Erika Alfenas e Inês Dutra.

Portal: Mensagem para aos leitores do Portal Empreendedorismo que estão abrindo um negócio, ou que já tenha um negócio.

Kleber Bacili: Engraçado, eu era um colaborador, um funcionário da CI&T, fiz a faculdade na bolha da internet, ano 2000, e o engraçado é que eu não ingressei de cara na ideia de abrir uma startup, embora eu tenha uma amigo que embarcou ali naquele momento.

Esse lance do empreendedorismo foi um vírus que eu peguei depois, já estava trabalhando quando eu comecei a experimentar isso e pensei “pô legal”! Só que é bem difícil, tem problemas de todos os tipos que você pode imaginar, desde questões regulatórias, burocracias, impostos, até o que realmente devia ser o desafio principal da empresa, que é encontrar o produto, o mercado e sua proposta de valor.

É cheio de altos e baixos, então pensamos, o Instagram tinha 15 pessoas e foi vendido por $1.000.000.000.000 para o Facebook, isso é um exemplo muito difícil de ser replicado, todos os outros empreendedores do mundo, na verdade 99,9%  que está na luta do dia-a-dia com altos e baixos, to feliz, to triste, to feliz, to triste, hoje o dia foi sensacional e amanhã o dia pode ser muito difícil, aquele mix que eu comentei, orgulhoso e feliz mas muito preocupado.

Tem dificuldade de se desconectar, relaxar, essa decisão entre empreender e seguir carreira como funcionário/ executivo, eventualmente é uma decisão muito difícil de ser tomada, porque não é fácil, precisa ter muita resiliência, aguentar pancada, eventualmente tem muitos problemas e desafios acontecendo, duvidas e ao mesmo tempo que buscar convicção, mesmo que por dentro você não tenha essa convicção!

Foto da direita para esquerda: Marcílio Oliveira  CEO Sensedia, Marcelo Toledo  Diretor de TI  Nubank, Diego de Oliveira – Gerente de Desenvoltimento PagSeguro, André Petenussi – Diretor de TI  Netshoes.

 

No painel: APIs no mundo dos Unicórnios brasileiros, Marcilio Oliveira – CEO Sensedia pergunta aos participantes: No que focaria?  O que mudaria?

Marcelo Toledo – Diretor de TI – Nubank

Eu vejo essa transformação acontecendo no mercado, a partir do momento que você estabelece regras do jogo muito claras, coisas simples parecem ser óbvias. Objetivos de áreas separadas que se conflitam, para mim, o que faz a diferença é: Cultura e pessoas! Isso muda todo o jogo, porque você cria um ambiente de trabalho fluido. Botar pessoas para trabalharem juntas! Pessoas precisam se comunicar para trabalhar bem!  

Diego de Oliveira – Gerente de Desenvolvimento – PagSeguro

Pegue a missão do time e as pessoas, veja se estão aliados e vão perceber que não está. Se encontrar ruído e não estiver claro, não estiver coerente com a missão, pede ajuda para outros setores. So isso vai trazer um alinhamento gigantesco, os outros setores vão entender sua missão.

André Petenussi – Diretor de TI – Netshoes

Essa parte da cultura de unir as pessoas num objetivo comum para trabalharem juntos num objetivo só é primordial. Uma cultura sem uma forte liderança não conseguem aplicar isso. Confiem mais nas pessoas que vocês contratam, confie no time, confie no processo e nas pessoas.  Voce sente quando essas coisas está engrenando.

Não é tecnologia, é gente! Conclui Marcilio – CEO Sensedia que finaliza o painel.

Ao som de uma banda extremamente cativante e de forma irreverente, o evento encerra com um happy hour para confraternização dos participantes.

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here