Através das mais diversas mídias, pelos nossos contatos do dia a dia, notamos que as pessoas de sucesso parecem ter algumas características bem definidas.

E uma delas, sem dúvida, é de serem boas comunicadoras.

E você como empreendedor sabe perfeitamente o quanto vale essa sua habilidade nas suas negociações e mesmo no seu relacionamento social.

Essa habilidade em comunicação, infelizmente não é democraticamente distribuída para todo muito.

Assim, conhecemos pessoas que têm algum tipo de dificuldade em se comunicar mesmo quando precisam expor ideias para um pequeno grupo de pessoas amigas ou mesmo familiares em determinadas circunstâncias.

Agora, se você tem esse problema é importante saber que você não está sozinho.

E a boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida través de treinamento.

O estudo da comunicação já vem de longe, lá da Grécia Antiga, sendo o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para os estudantes.

Mas foi somente no início do século XX, que a oratória passou a fazer parte específica de disciplinas acadêmicas.

Dificuldades na comunicação pode trazer problemas, segundo o tipo atividade desenvolvida, tal como a de vendas onde o produto ou serviço é importante, mas sem dúvida, sua habilidade em comunicar é mais importante ainda.

Aprimoramento constante da nossa habilidade de comunicação é uma necessidade crucial, muito importante para todo os tipos de profissionais.

Somos seres eminentemente sociais e a comunicação é base da na nossa integração.

Nos negócios, se você for bom em comunicação, com certeza isso será um importante diferencial entre os seus pares.

Já no dia a dia não precisamos ser oradores ou palestrantes mas temos que ter um mínimo de técnicas para fazermos da nossa comunicação uma ferramenta que permite facilitar nossa integração com as pessoas.

E como são técnicas, elas podem se aprendidas.

A palavra comunicar é derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”.

Realmente, ao comunicar um fato com alguém estamos partilhando a informação.

E isso o verdadeiro líder faz isso diariamente com os membros da sua equipe. Se for fraco na habilidade em se comunicar, estaria mais para chefe do que líder.

Obviamente, mesmo o chefe tendo seu poder hierárquico, precisa ser um bom comunicador para conseguir resultados com a sua equipe sem ordens impositivas, mas sim conseguindo a aquiescência colaborativa de todos.

É bem conhecida a História da Torre de Babel.

Ela mencionada no Livro do Gênesis, da Bíblia que teria sido construída por descendentes de Noé após o Dilúvio.

A arrogância, presunção dos homens em se empenharem na empreitada de alcançar o mundo dos deuses teria causado a fúria de Deus.

Nessa época todos falavam apenas uma língua.

Deus, simplesmente fazendo cada um falar uma língua diferente, resultou em ninguém mais se entender e construção ficou paralisada.

Sem se comunicar nada consegue ser construído, nem mesmo uma boa amizade ou uma posição de liderança.

Por outro lado, erros de comunicação não é privilégio de nós meros mortais, o presidente do país mais poderoso do mundo, faz coleções deles:

Uma comunicação eficiente permite que seu ouvinte gaste menos energia para decifrar sua mensagem e se sinta mais entusiasmado no sequenciamento da conversa e for uma ordem ela será melhor entendida e consequentemente atendida.

Agora, se a comunicação vai além de uma simples reunião, o tema já vira terror pra muita gente se tiver que falar em público.

Pesquisas mostram numericamente essa situação de desconforto para falar em público em relação a outros medos.

Pesquisa feita com 3.000 entrevistados pelo Jornal The Times The Sunday Times

Lembra-se do tempo da escola?

Professora em pé no comando e você sentado recebendo conhecimentos, ou seja, numa situação subalterna?

Então aqui vai uma orientação técnica: Quem está em pé comanda.

Assim numa reunião querendo ser realmente ouvido e tendo um cargo de nível menor, fique em pé e terá toda a atenção que você precisa para expor suas ideias.

Finalizando,

A habilidade em comunicação é um dos seus pilares do sucesso. Pense nisso!

A maior parte da vida profissional de Elazier está relacionada com atividades de consultoria e treinamento.
Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública.

Sempre procurou dar o seu melhor, fez curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduaçao na Fundaçao Getúlio Vargas  de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online, tendo criado uma empresa de treinamento.

Aprendeu de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir seus conhecimentos e experiências que teve ao longo da sua vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital.

Foi convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do seu trabalho.

Tendo ministrado com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado

Tendo lançado dois cursos online, “Resiliência Top”  e “Comunicação para Profissionais”.

Esta no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes, normalmente escreve artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 200. Atua de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês e Português e eventualmente em Espanhol. Lê diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental,  Desenvolvimento Humano etc.

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