Frustrações que geram resultados através de ousadia!

Em entrevista exclusiva para o Portal Empreendedorismo, a fundadora da Super Estágios, Poliana Ferraz, conta para Erika Alfenas fundadora do Portal, como superou uma frustração e transformou em uma incrível oportunidade de negócio. Acompanhe na íntegra abaixo:

Portal Empreendedorismo: Como Surgiu a ideia de ser empreendedora?

Poliana Ferraz: Eu fiz duas faculdades né, uma eu tinha 16 anos que foi relações internacionais, e eu tive muita dificuldade de arrumar estágio. Na minha época isso, eu estou com 34, eu estava com 16 anos então tem um bocadinho de tempo, e estágio não era tão reconhecido, você tinha que se deslocar para ir no centro da cidade para poder preencher uma ficha, e ninguém te chamava, ninguém entrava em contato, essa foi minha primeira experiência com estágio. E aí eu fiz uma segunda faculdade que foi direito, e aí você sai desesperado entregando currículo para você não sair cru no mercado, e eu fui parar em um escritório de advocacia onde eu ficava fazendo agenda do advogado, organizando livro, indo tirar Xerox dos processos, então assim, eu falei o que eu estou aprendo aqui, a não ser vivência do dia-a-dia, o que estou fazendo aqui? Não estou aprendendo nada! Se quer me ensinam direito né! Então falei assim, preciso ter uma ferramenta, aí comecei a pesquisar e só existia na época um concorrente e eu falei porque não criar uma empresa nessa área para poder facilitar a ligação entre empresa e estudante, aí comecei a pensar numa forma, um site, onde pudesse colocar currículo, e aí em cima dessa necessidade minha ideia começou a surgir, e pela minha família sempre estar envolvida na questão de prova, eles aplicavam muito processo seletivo né, aí em 2008 surgiu a nova lei e em 2009 eu fundei a empresa, nisso começou a falar mais de estágio e eu comecei a pesquisar mais sobre os novos direitos estagiários, e aí foi começando a ideia de uma necessidade minha para começar a criar uma ferramenta nova, e essa ferramenta foi evoluindo, hoje temos mais 1005 online, nossa plataforma, temos aplicativo, fomos acompanhando a tendência, mas muito mais, nos antecipamos a todos os concorrentes que não tinham nada online, então eu assumi um contrato que era Brasil inteiro no primeiro ano de empresa, ai falei como vou fazer isso? Com a tecnologia! E aí começamos a desenvolver, tinha um estagiário de TI, e a gente foi desenvolvendo a plataforma, tanto que a gente hoje utiliza a nossa plataforma não só para os estágios, mas para os próprios franqueados terem total controle das suas franquias, eles conseguem ver a performance, ver o comercial dele, as empresas que tem estágio conseguem enxergar o estagiário da onde eles estiverem (de casa), aeroporto, de qualquer lugar, e então criamos essa ferramenta por necessidade, e hoje é o presente futuro né, exatamente a tecnologia, você otimiza tempo, pessoas, trabalho, aumenta a lucratividade, e foi o caminho que até hoje seguimos buscando sempre inovação também, é uma realidade que a gente viveu, construiu em 10 anos praticamente.

Portal: E quais foram as dificuldades que você encontrou no começo? Porque tem a questão da tecnologia há 10 anos atrás que era um pouco obsoleta, como foi?

Poliana: Pois é, para você ter uma ideia existia uma resistência muito grande porque as pessoas tinham total desconhecimento do programa de estágios, e tinham o estagiário como uma mão de obra barata, então a primeira barreira que encontramos foi, você valorizar o estagiário e o estagio ser valorizado, até hoje alguns chegavam no estágio e achavam assim, ah vou chegar qualquer hora porque é estágio não vou ter compromisso, posso sair a hora que eu quiser, e não, é uma porta que você pode entrar e ser contratado, então a primeira barreira foi fazer essa valorização no programa de estágio e junto com isso a tecnologia, pois as pessoas estavam acostumadas com algo impresso, e achavam um absurdo não ir até o local para se inscrever no estágio.

Portal:  Qual é o fator mais importante para o sucesso da sua empresa?

Poliana: Vou te dar dois, um sem sombra de dúvidas é a tecnologia, o segundo é o atendimento, personalizar o atendimento onde tudo é tecnologia. Nós treinamos os franqueados a atender os seus clientes, para terem excelência em atendimento, e isso é fundamental!

Portal:  O quanto você acredita que o investimento em inovação e treinamento é importante para o crescimento de uma empresa?

Poliana: É imensurável, pois hoje o povo é contratado por habilidades e demitido por comportamento, e isso gera um custo grandioso para as empresas.

Portal:  O que você diria hoje para uma pessoa que está pensando em iniciar um negócio?

Poliana: Olha, no Brasil você tem que ser consciente e ter ousadia. Então primeiro você tem que ter a mentalidade de que precisa fazer algo com prazer, felicidade, precisa estar empenhado.

Portal:  Tem algum recado que você queira dar para nossos leitores?

Poliana: Um recado que sempre dou é: Ser empreendedor precisa ter coragem,  ousadia e consciência!

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