Millena Machado, apresentadora do Auto Esporte, quer contribuir para a inserção de deficientes auditivos no mercado de trabalho

Nesta última quarta-feira 26 de setembro de 2018, as fundadoras do Portal Empreendedorismo, Erika Alfenas e Sheyla Santoso, tiveram a honra de participar do movimento #surdoehquemfala promovido pela jornalista Millena Machado juntamente com o Rei do Mate.

Na ocasião, os clientes surdos que estiveram na loja Rei do Mate da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), e fizerem seus pedidos em Libras tiveram 50% de desconto em todos os produtos para consumir na loja entre às 8h e às 11h. Também foram realizadas no local atividades com profissionais fonoaudiólogos e intérpretes de Libras.

A iniciativa da ação #surdoehquemfala é da jornalista Millena Machado, apresentadora da TV Globo, que assumiu a luta pela inclusão de Libras no dia a dia dos brasileiros. “Essa parceria com o Rei do Mate vem para reforçar o nosso objetivo de melhorar a qualidade de vida dos surdos por meio de sua inclusão na sociedade”, explica Millena, que é a co-idealizadora do Movimento, criado em 2016.

Confira abaixo na íntegra a entrevista completa com Millena Machado (jornalista e apresentadora da TV Globo), Renato Rodrigues (tradutor intérprete de língua de sinais), Angélica Soares (analista de marketing do Rei do Mate) e Isabela Flores (estudante de fonoaudiologia da PUC).

Portal Empreendedorismo: Como está sendo para você Millena, esse dia tão especial?

Millena Machado: Está sendo emocionante, é uma semana cheia de atividades, a gente teve apoio de 20 empresas, para uma primeira edição é um grande apoio e a gente teve o cuidado de não por empresas, patrocinadores, apoiadores, parceiros concorrentes, então as empresas que eu chamei foram escolhidas a dedo, eu acredito que são empresas líderes que ditam uma certa tendência, ditam uma moda, elas lideram cada uma no seu seguimento, então eu realmente procurei empresas que inspirem as outras, grandes também, pequenas,  médias e os empreendedores iniciantes, os empresários que estão começando.

Então eu estou muito feliz com essa adesão, fazer um evento de 07 dias com ação todos os dias é mágico, é maravilhoso! Ainda mais nessa época do ano, pertinho de eleição, um ano tão difícil, então está sendo maravilhoso, estou feliz! (risos).

Portal: Qual é a sensação de conseguir realizar todo esse projeto?

Millena: É uma satisfação imensa, assim como jornalista e como cidadã. A gente tem no grupo quase 30 pessoas trabalhando nessa ação, entre os trios que a gente tem para as 11 ações que estão acontecendo, os fornecedores, os parceiros, então a gente conseguiu mobilizar muita gente e foi uma mobilização muito natural, conversando com as pessoas a gente descobriu que umas tinham contato, outras simpatizavam com a causa, outras tinham curiosidade, então eu fiquei muito feliz com a receptividade das pessoas em abraçar essa causa e a gente está abraçando isso.

Como jornalista falando agora do sentido dessa vocação pela comunicação, pela reportagem, por levar a informação, por publicar algo que seja relevante para o público, eu fico muito satisfeito, porque quando você é jornalista, não importa qual veículo ou tamanho do veículo, não importa para quantas pessoas você esteja falando, o que importa é que aquilo que você esteja falando tenha sido checado, tenha relevância, seja útil e de alguma maneira proveitoso, que incentive, que seja algo que impulsione para o bem. Até quando a gente trata de uma notícia ruim, uma tragédia, uma violência, na hora de noticiar isso é muito importante ter em mente essa responsabilidade, a gente não pode colocar qualquer notícia, qualquer informação num caminho que vá desconstruir, que vá trazer medo para a população, que vá gerar insegurança, que vá gerar revolta, a gente tem que realmente ter essa responsabilidade e balancear as coisas, então como os surdos tem muita dificuldade, convivem com muito preconceito porque os ouvintes não conseguem perceber que eles são surdos, até que eles se assumam surdos, então é a chamada deficiência invisível, é muito importante uma ação como essa, essa ação precisa aparecer! E é por isso que a gente fez uma semana, não bastava uma única ação no dia 26, não bastava um único dia, dois dias, a gente quis mesmo fazer aparecer para todo mundo para dar oportunidade para o público ouvinte/surdo e para a mídia também fazer presença.

Portal: Qual dica você daria a população para apoiar ainda mais essa causa?

Millena: Eu posso dar uma dica para quem está começando um novo negócio e que ainda não sabe o posicionamento que vai ter perante a sociedade, que tipo de consumidor vai buscar e tudo mais?

São 10 milhões de surdos segundo o último senso feito em 2010, esse número é muito grande! Mas a percepção da perda auditiva ela é muito pessoal, muito particular. As vezes a pessoa nem percebe que está perdendo a audição, então ela deixa de ouvir o cachorro, criança chorando, a campainha que toca, o telefone, ela troca fonemas, vira até motivo de piada na mesa né (risos) e a pessoa se confunde toda, e ela acha que está estressada, ela acha que é o outro que não está falando direito, ela acha que está falando baixo, ela não percebe que está com a perda auditiva. Então essa é uma dica importante para os leitores do Portal, procure um fonoaudiólogo, faça uma audiometria, vá ter certeza de que esses sintomas que você está tendo, esses são os do dia-a-dia do cotidiano, mas pode ter um zumbido, uma pressão no ouvido, mas esses sintomas podem estar te apontando para uma deficiência auditiva precoce, não aquela que vem com a idade, mas aquela que vem pelo seu hábito de vida, e tem as pessoas que nascem sem a audição e elas tem uma forma de comunicação diferente, muitas acabam conseguindo fazer a leitura labial e elas se oralizam e outras não, e outras vão para a sinalização em libras e outras criam uma comunicação particular também. E tem gente que por algum motivo sequela de doença, acidente acaba perdendo a audição na idade economicamente ativa que é entre os 15 aos 60 e poucos anos, 70% da população perderam audição nessa fase, então é algo que está muito ligado ao nosso dia-a-dia e está todo mundo sujeito, você precisa estar muito atento aos seus hábitos, secador de cabelo?! você não pode usar mais que meia hora, você está prejudicando a audição, o som alto no carro não pode usar no último volume, se você colocar no último volume é uma coisa para você ficar  menos de 02 minutos, e isso são regras/orientações de uma tabela internacional de saúde ocupacional.

Então a gente tem hábitos muito prejudiciais, mas voltando a questão da dica para quem está começando um negócio. Não se pode ignoram 10 milhões de pessoas que tem direito e estão querendo: consumir produtos, serviços, informação, cultura e entretenimento. E elas estão aptas a se comunicar, só que a gente tem que parar com e essa mania de diferenciar as coisas, de colocar as pessoas em caixas, “esse é pcd”, “esse tem não sei o que”, “esse é sem aquilo, esse é com aquilo” tem que parar com isso, tem que entender que isso se chama DIVERSIDADE, e aí para e refletir: eu me comunico de um jeito que ela entende? Ela se comunica de um jeito que eu entendo? Como é que faz para ter essa comunicação e eu não perder essa pessoa?

A pessoa que convive com uma pessoa surda que é usuário extremo da comunicação, percebe o quanto de retorno ela pode ter, de aprendizado de eficiência na comunicação, de coerência de consistência, porque você tem que falar e a sua expressão tem que dizer o que você está falando e pensando e as palavras tem que dizer, não pode vir com uma ironia, tem que ser consistente a comunicação, evita ruído, evita refação e todo mundo fica bem. Então um pouquinho que você conviva com os surdos você vai ver que você tem que escolher as palavras, e agente as vezes mistura muito, porque a gente se aproveita da nuance da voz e da expressão do corpo, então precisa articular bem os lábios e quem tiver boa vontade, disposição e disponibilidade aprender alguns sinais de libras também ajuda muito (risos).

A estudante de fonoaudiologia Isabela Flores atentou-se em comunicar o quão é importante a utilização de tampão ou protetor de ouvido para prevenção da deficiência auditiva e reforçou: “Contra o ruído ambiental é bem complicado de lidar, porém ao estar caminhando pela rua o ideal é que a pessoa utilize um protetor auditivo/tampão, o qual dá para ser feito no formato do ouvido da pessoa e poderá ficar o dia inteiro com ele“.

Renato Rodrigues, tradutor intérprete de língua de sinais há 14 anos, incrementa dizendo que muitas pessoas não sabem que o surdo tem autonomia e que muitas vezes ele só precisa que os ambientes sejam acessíveis através da comunicação e explica que dentro de um ambiente corporativo existe a necessidade de ter um profissional intérprete.

A representante e analista de marketing do Rei do Mate Angélica Soares comentou sobre a participação da empresa neste movimento incrível dizendo: “Todas as formas de inclusão, o Rei do Mate gosta de participar, e a Millena chegou com esse projeto incrível e apoiamos rapidamente, esse é o nosso primeiro ano com esse projeto e esperamos estar nos próximos anos também“. Além de apoiar a causa #surdoehquemfala, o Rei do Mate também já apoiou causas como a síndrome de down, ser diferente é normal, entre outras. O principal objetivo hoje citado pela analista é fazer com que as pessoas se sintam bem nas lojas do Rei do Mate.

E você, está fazendo o seu papel como cidadão? Apoie essas causas!

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here