A startup Uau-Fi é uma rede única e exclusiva no mercado, de hotspots para o varejo, que oferece rede wifi gratuita nas lojas para os clientes, e um acesso do varejista a essa base de dados do público consumidor que frequenta as lojas.

Atualmente a Uau-Fi tem como clientes empresas de diversos ramos, como: Alimentício (Rei do Mate, Boali, Espetinhos Mimi,Kopenhagen, Arabia Express), Associações (ANR – Associação Nacional de Restaurantes), Idiomas (CNA e Cultura Inglesa), Saúde (Farmais e Onodera), Automotivo (Reunidas), dentre outros.

 Para as empresas,  o Uau-Fi é uma plataforma completa e otimizada de marketing, mapeando e analisando o cliente e oferecendo ações personalizadas para cada empresa e  público consumidor, com dicas, notificações, promoções, novidades e campanhas desenvolvidas dentro da própria plataforma, de maneira funcional, fazendo o envio por SMS ou push aos clientes.

Além disso o app proporciona uma ferramenta importante de CRM as empresas, captando informações como, os horários e dias que a loja tem mais e menos clientes, e o perfil dos usuários conectados, divididos por idade, gênero e localização. Para os clientes, o app oferece acesso a programas de fidelidade, promoções, dicas e informações, tudo em um mesmo app, para todas as empresas atendidas pela startup, sem a necessidade de se baixar um aplicativo para cada empresa.

Veja abaixo entrevista com Rodrigo Antunes – CEO da Uau-fi

Portal: Conte-nos um pouco sobre sua história empreendedora e que o motivou a ter sua própria empresa…

Rodrigo: Minha história empreendedora começou quando eu tinha 19 anos de idade… Eu trabalhava no Procon e estava no 3º ano da faculdade de Direito quando descobri que estava com câncer, mais exatamente na mão direita. Meus pais tiveram que investir muito dinheiro no meu tratamento e eu resolvi ajudar. Minha mãe tinha uma pequena loja que vendia de tudo, de perfume a eletrônico, e resolvi abrir um e-commerce para vender estes produtos pela Internet e ajudar a pagar meu tratamento. O site se chama NR Store. A página começou a crescer e resolvi focar somente em equipamentos wireless, até que a NR Store se tornou um grande distribuidor no Brasil de produtos wireless. É claro que no começo eu enfrentei uma série de dificuldades, inclusive burocráticas, mas me destaquei bastante porque, na época, eram pouquíssimos os sites que vendiam este tipo de produtos.

Portal: Explique sobre o nome do app – qual é seu significado?

Rodrigo: Por conta da burocracia brasileira no que diz respeito à importação, há 4 anos a gente começou a não conseguir atender a demanda do mercado e eu precisava vender estes produtos a uma margem de lucro maior para importar menos, uma vez que nosso capital de giro não suportava… A gente tinha que fazer pagamento à vista para importar e aí a gente precisava vender roteadores para o consumidor final. Para isso, eu teria que mudar todo o meu modelo de negócios: sair de um cliente grande para passar a vender para um consumidor final… Daí nasceu a Uau-fi, que é um software de relacionamento com o cliente, e o empresário não é beneficiado só pelo hardware, mas sim pelo conjunto. Desenvolvemos um software para vender junto com nosso hardware, e hoje nosso hardware não faz parte do nosso principal modelo de negócio, hoje o software é o nosso maior core. Às vezes você empreende não por uma ideia inovadora, mas sim por uma dificuldade que você tem em algum outro negócio e isso acaba se tornando uma grande ideia. O nome do aplicativo veio do nosso expertise no negócio de wi-fi por vender para outras empresas com o mesmo modelo de negócio e a gente via que nenhuma empresa tinha a qualidade que nós temos, a gente pensou: “Poxa, quando uma pessoa chegar numa loja ele vai encontrar wi-fi de qualidade e vai dizer ‘Uau!’”… risos… E a gente achou que tudo combinou!

Portal: Qual é o serviço que o app oferece que podemos considerar como carro chefe?

Rodrigo: Nosso negócio é fazer com que as pessoas se conectem automaticamente, em uma Internet de boa qualidade, em diversos pontos, por meio de um único app. Hoje ele é o único aplicativo metamórfico do mercado, porque assim que você chega num lugar que tenha o hotspot Uau-fi você se conecta automaticamente, sem login e e senha e sem precisar curtir página do Facebook de nenhuma marca. Onde tiver Uau-fi, você chega e se conecta e pronto. E o mais legal: o aplicativo se transforma no app do estabelecimento. Muitas empresas queriam ter seu app própria mas é muito ruim pro usuário baixar apps de várias lojas… E já já vamos desenvolver mais uma ferramenta que é a de pagamento pelo app – a gente quer que as pessoas não precisem nem pegar a carteira ou o cartão para pagar a conta nos estabelecimentos que tem Uau-fi, tudo de forma muito intuitiva e rápida.

Portal: Qual foram as as crises e/ou dificuldades que você encontrou no início da empresa e como as superou?

Rodrigo: A lógica do produto, o modelo de negócio do produto em si é inovador, então a quebra cultural de você baixar um app para chegar conectado era um impacto muito grande para as pessoas… E o varejista também demorou para entender a quantidade de informações que o app dava para ele. Sofremos muitas barreiras quanto a isso… Os usuários demoraram para entender o que a gente fazia e os empresários não entendiam que benefícios a gente trazia para as empresas. Acho que a quebra cultural é o grande desafio de toda start-up…

Portal: Na sua opinião, qual foi o fator mais importante para o sucesso da empresa?

Rodrigo: Foi quando a gente fechou com grandes redes, como Rei do Mate, Sorridentes e Farmais. Deixamos de ser uma start-up que era dúvida no mercado e ficou mais fácil de chegar em outras redes do varejo também. E acho que agora vem a nossa 2ª grande reviravolta com a funcionalidade de pagamento. Nosso produto nunca está pronto, ele está todos os dias em desenvolvimento.

Portal: O quanto você acredita que a inovação é importante?

Rodrigo: Acho ela é muito importante! A gente sempre deve estar inovando, se modificando. A inovação modifica costumes, manias, processos, então, o efeito da renovação gera criação, novidade. E ele deve ser bastante usado nas empresas – hoje, quem não inova morre!

Portal: O que você diria para alguém que está pensando em iniciar um negócio próprio?

Rodrigo: Eu indicaria estudar, analisar bem o modelo de negócio e colocar em prática a ideia de forma pequena. E constância também é muito importante… Tem dias que estamos tristes, sim, mas não podemos parar. E quando estamos felizes a gente deve correr, porque uma hora a gente chega no nosso destino. Se você está desanimado, dê 1 passo; se você está bem, corra! Uma hora você vai chegar lá. Não pare. Inove. Ande!

Portal: Quais dicas você daria já para um empreendedor nos seus primeiros anos de empresa?

Rodrigo: Acho que a principal dica é ter contato, fazer networking, relacionamento. Conversar com empresários, viajar. Quando comecei a fazer isso, minha empresa mudou de patamar. Um empreendedor precisa estar sempre em eventos – minha meta é falar com alguém importante todos os dias.

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