Comparecemos ao primeiro dia do Evento HR4results, que aconteceu no dia 08 de maio no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Um evento focado na melhoria e importância da inovação da área de Recursos Humanos.

O evento foi realizado pela empresa Gupy, uma empresa de software de recrutamento e seleção. Estavam participando palestrantes de diversas empresas como:  Nubank, Movile, Itaú, Accenture, Matertech, entre outras. A principal atração deste dia foi a Ana Paula Padrão, jornalista e cofundadora da Escola de Você.  Seu tema foi “Como acelerar carreiras femininas”.

No segundo dia o evento ainda trouxe pessoas de empresas como: Love Mondays, Cielo,  Cia de Talentos, Indeed, Alelo, Dr Consulta, Qulture Rock, GoGood, PageGroup.

Nossas repórteres Anne Finotti e Inês Dutra, entrevistaram a Mariana Dias, CEO e Co-Founder da Gupy. Confira na íntegra como foi esta conversa:

Portal EmpreendedorismoPrimeiramente, gostaríamos de agradecer a colaboração de vocês por estarmos aqui hoje e queríamos saber um pouco mais de como começou a ideia, quais os objetivos da Gupy.

Mariana Dias: Legal. Eu trabalhei um pouco mais de 4 anos em uma grande empresa, eu adorava trabalhar lá. Entrei por um programa de Trainee tradicional, tinha uma carreira bem corporativa, nunca tinha pensado em empreender, gostava muito do lugar que eu trabalhava, fui a primeira da turma de trainee a receber uma pré- sociedade, mas foi nesse momento que eu comecei a me questionar sobre o que eu fazia lá dentro. Uma das coisas era o recrutamento e eu comecei a ter algumas ideias de como melhoras esse processo. Vi que isso não poderia só ajudar essa empresa, mas poderia ajudar várias outras. O sonho na época era de que tudo estava mudando, tudo está ficando tão tecnológico e tão legal, mas quando a gente fala de recrutamento, que é uma das coisas mais importantes, a gente passa a maior parte da vida trabalhando e é uma experiência muito ruim, muito travada. E aí eu tive o sonho de mudar completamente essa experiência. A gente não sabe fazer nada sozinho, então eu falei: “Quem vai ser o outro maluco que vai fazer isso comigo?”. Na época meu irmão, hoje meu Sócio e Head  de Marketing, morava junto comigo era sócio de uma consultoria de inovação e começou a me ajudar a tirar essa ideia do papel.  Convidamos outra pessoa que também trabalhava nessa empresa há 8 anos e depois de muito convencimento a gente trouxe essa pessoa para dentro e aí começou a Gupy dentro de um apartamento com 3 pessoas. O primeiro escritório da Gupy foi com mesas do OLX que a gente comprou para ficar menos informal, um home office, e aí começou a Gupy. Hoje a gente atende não só empresas do Brasil mas América Latina também.

Portal: Show! E como a gente sabe, no começo é tudo muito desafiador. A gente trabalha, trabalha e muitas vezes não tem resultados. Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram?

Mariana: No começo meu maior desafio foi mudar meu Mindset, para um mindset mais ágil, de que errar faz parte e que está tudo bem. Você tem que ser rápido para testar e antes a gente tinha muitos processos para testar as coisas. E que faz parte também a gente receber 10 vezes não, para um sim. Essa é a realidade de qualquer jornada empreendedora. Então acho que esses foram os primeiros desafios.

Portal: E que dicas você dá para empresas que estão recrutando colaboradores. De que forma eles podem fazer isso? As empresas não se importam tanto com a área de RH, então seria algumas dicas para essas empresas contratarem.

Mariana: Tenho várias! Eu sou suspeita e se deixar eu fico o dia inteiro falando disso. Quando a gente fala de startup, geralmente aqueles processos de gente são aqueles que você olha para o final. Por exemplo: primeiro vou olhar meu modelo de negócio, buscar investimento, entender o fit, mas qual que é a sua cultura? Qual é a forma que você quer contratar pessoas? Como você vai desenvolver as pessoas? Porque tem startup que os cargos são novos, não tem nenhuma formação em faculdade.  Quem que forma para CEO? Transformer experience?  Então você tem que saber desenvolver. E aí, em que momento  que você conversa isso? Infelizmente a maioria das startups deixam para fazer tudo isso depois. Então minha dica é: começa a falar disso antes. Entenda o que você já faz, pois cultura não se cria do nada. É só tangibilizar o que você já faz, o que está dando certo. Você tangibiliza tudo isso e busca gente que tenha essa cultura. Aí você começa a reforçar o seu negócio e isso faz toda a diferença. Startup é decisão atrás de decisão muito rápido e se você tem todo mundo com os mesmos valores, isso fica muito mais fácil de acontecer.

Nossas repórteres Anne Finotti e Inês Dutra e ao centro Mariana Dias, CEO e Co-Founder da Gupy

Portal: Agradecemos sua atenção. Temos certeza que suas dicas vão contribuir para outras empresas e sucesso para você na sua carreira, na sua empresa e na sua vida pessoal também.

Mariana: Obrigada meninas, prazer conhecer vocês.

 

 

Portal Empreendedorismo – O MAIOR PORTAL PARA ALTA PERFORMANCE! Siga nossas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here