Eu também tinha, mas superei

É comum encontrar pessoas que travam na hora de uma apresentação, na hora H surge aquele frio na barriga, trazendo insegurança, as mãos e pernas ficam trêmulas e tudo que foi planejado parece ter desaparecido como num passe de mágica.

Já sofri bastante com esta sensação, sempre que ocorreu não foi nada fácil falar, acabava atropelando as palavras, me perdia com o conteúdo e não deixava claro o que me programei para expor, no final me sentia frustrado e desanimado com o resultado.

Não saber como falar em público era um grande obstáculo para minha carreira, pois no meu projeto de vida, eu tinha duas metas: me tornar um educador e palestrante.
Percebi que uma das fontes do meu medo estava na preocupação com a reação das pessoas. Minha necessidade de aceitação influenciava diretamente meu comportamento, e surgiam questionamentos do tipo:

  • Será que estão gostando?
  • Será que não falei besteira?
  • Será que estão entendendo?

Com o tempo descobri que falar em público não era este bicho de sete cabeças, existem algumas técnicas para minimizar as dificuldades que me ajudaram e espero que te ajude também em sua próxima apresentação:

1. Domine o assunto: Estude o conteúdo que irá apresentar, tenha um repertório de conhecimentos vasto sobre o assunto, utilize exemplos, histórias e faça associações, embora pareça óbvio, muitas pessoas não se preparam adequadamente.

2. Treine o que for falar: Ensaie o que for falar se possível, utilize todos os equipamentos que você planeja usar. Para treinar, grave a si mesmo, escute e veja os pontos onde suas ideias ainda não estão muitos claras. Treine as pausas, entonações e monitore seu tempo.

3. Conheça seu publico: É fundamental que você entenda qual o seu público antes de fazer a apresentação, antes de começar, cumprimente alguns participantes enquanto a platéia se acomoda, você vai se sentir seguro e vai ajudar a conhecer o público e escolher os termos certos para a sua palestra. Lembre-se: não é o público que precisa se adequar ao seu discurso, mas sim você que precisa adequá-lo ao público.

4. Conheça o local: Mesmo que você domine o assunto, problemas técnicos podem acontecer e tirar seu foco, uma dica é chegue antes, caminhe ao redor da área onde for falar, testes os equipamentos, leve uma versão da apresentação em pendrive e deixe outra disponível no seu e-mail.

5. Tenha uma postura adequada: O corpo comunica tanto quanto as palavras, por este motivo manter uma boa postura adequada é fundamental, fique atento como suas mãos, pernas e braços se movimentam, a platéia geralmente é sensível a gestos que não pareçam autênticos, sua linguagem corporal deve servir como meio complementar às suas palavras.

6. Se divirta: Você precisa curtir este momento, guarde na memória a sensação de encantar o público. Tenha certeza que passar por isso pela primeira vez vai facilitar, e muito, as próximas apresentações que você tiver que fazer na vida. Só você sabe o plano geral do discurso, então se você tiver algum problema durante a apresentação, não se preocupe. A audiência provavelmente não notará os contratempos.

Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here