Como a atitude mental correta colabora para você encontrar o emprego que procura

Outro dia uma pessoa veio me pedir emprego. Então, lhe falei que na minha empresa, provavelmente não teria a atividade que ela desenvolvia. Foi quando ela me surpreendeu, dizendo que tinha certeza que sim. Comentei que, na minha fábrica, apenas atividades braçais estavam com vagas abertas. Ela topou.

Obviamente, não aceitei. Ela está fazendo faculdade de comunicação. Na argumentação, ela me disse que qualquer emprego serviria, porque era o que estava precisando.

Estou na onda dos acrônimos, então, comecei a rabiscar alguns na mesa, enquanto falava com ela:

Construir
Holerite
Alcançável

Isso lhe satisfaz? Pois a mim, não. Muitas vezes, construímos nossas expectativas em cima do que está ao nosso alcance naquele momento. De repente, aceitar algo que sequer imaginamos se é adequado aos nossos propósitos, simplesmente porque precisamos pagar as contas. Então, basta que o holerite – o comprovante de pagamento do salário – seja suficiente para pagar as contas.

Construir
Holerite
Adequado

Mudei a última palavrinha e perguntei a ela se havia melhorado. Concordamos que sim. Porque, afinal, a adequação poderia incluir outras necessidades além de pagar as contas, como, por exemplo, possibilitar experiências extras – uma boa balada, algumas boas refeições em restaurantes caros, viagens e algumas conquistas. Ela se animou.

Construir
Honorário
Avantajado

Mas aí, troquei o papel e trabalhamos em uma nova ideia. Mais do que salário, estava comentando com ela como é necessário que nossa renda nos dê HONRA. Por isso, quando um profissional cobra seus honorários é, em geral, porque honrou seus compromissos e, por isso, tem uma remuneração honrosa – que trouxe resultados. E, obviamente, avantajado supera todas as adequações de uma vida mediana, sem falar que, conforme avançamos na renda, a dimensão de grandeza também avança – avantajado será sempre maior do que alcançável e adequado.

Minha amiga percebeu que este último CHA fazia mais sentido e resolveu ir atrás de novos desafios. Percebeu que a atitude deve ser sempre de buscar algo além de nossas possibilidades. O possível, todo mundo com sua capacidade faz. O impossível é o lugar mais alto disponível aos valentes e corajosos.

Ela entendeu, agradeceu e foi atrás de uma avantajada xícara de CHA.

A gente se encontra lá no topo! Até o próximo artigo.

Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.

Entre suas atividades profissionais, destacam-se:

LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001

  1. Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  2. Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  3. Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
  4. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
  5. O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004

 

ACADÊMICAS

  • Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
    Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales.
  • Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
  • Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
  • Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
  • Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
  • Avaliador técnico Guia do Estudante.

 

PROFISSIONAL

  • Publicitário, Jornalista e Radialista;
  • Editor;
  • Empresário, indústria de brinquedos;
  • Palestrante Profissional RPP e Coach.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here