O poder do elogio

Um dos maiores poderes que nós seres humanos possuímos e nem se quer nos damos conta, é o de elogiar as pessoas. Elogiar é mais que valorizar, é reconhecer no outro uma qualidade. Pesquisas recentes apontam que o reforço positivo funciona melhor que a punição.

Por que não elogiamos?

Porque vivermos numa sociedade com grandes tendências para as cobranças, perdemos muitas vezes o contato com nossa natureza, e esquecemos o essencial que é a valorização e o elogio espontâneo das pessoas.

Da mesma forma que o ato de elogiar causa um reforço positivo, o ato de criticar causa um grande problema, pois coloca as pessoas na defensiva, as deixam bloqueadas e se sentindo profundamente feridas.

O Psicólogo Frederic Skinner afirmava que quando se diminui a crÍtica e valorizamos o elogio, as coisas boas que as pessoas realizam ganha um reforço positivo, e as coisas ruins acabam sendo atrofiadas.

Elogiar faz parte de um processo de dar ao outro aquilo que temos de melhor e em contrapartida nos ensina também a receber e aprender a ser grato. Vale ressaltar que o elogio precisa ser sincero, para que esta máxima do elogio funcione, temos que ser honestos conosco e com que irá receber o elogio.

Um estudo da faculdade de Harvard menciona que mesmo as pessoas satisfeitas necessitam de elogios para se tornarem engajadas, também sugerem que o elogio deve ser próximo ao ato e devendo ser destacado o motivo.

Dicas de como elogiar da maneira certa:

  • Escolha as palavras corretas
  • Escolha o canal de comunicação mais adequado
  • Escolha uma atitude condizente com o elogio
  • Elogie o menor progresso e também cada novo progresso.
  • Seja sincero
  • Faça com que a pessoa seja o foco do elogio.
  • Procure coisas que ela valoriza.

Quando elogiamos geramos uma energia positiva, esta por sua vez, alimenta as necessidades primárias de segurança e aceitação, auxilia no empoderamento pessoal, fazendo com que as pessoas possam ir em busca dos seus sonhos.

Lembrem-se elogios não tem custo, requerem pouco esforço e dão muito resultado.

Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here