Você já sentiu solidão mesmo em meio a muitas pessoas? Você já se viu em casa com outras pessoas e queria ficar só?

Eu já senti isso. É como se estivesse sozinha. Apesar de ter alguém ali me sentia só. É um sentimento que não conseguimos entender, um vazio inexplicável.

Mas, na verdade, solidão é um sentimento onde a pessoa tem uma profunda sensação de vazio e isolamento. Vai além de querer uma companhia pois é uma impressão de precisar de algo novo que a transforme.

Hoje a quantidade de pessoas que reclamam de solidão é imensa. O mais surpreendente e que escuto de clientes que mesmo estando em uma festa, ou com familiares em casa sentem essa solidão, como se nada preenchesse um vazio.

“A solidão não quer dizer um isolamento, mas é a consciência que a minha dor é minha dor, e de fato ninguém é responsável pelo meu fracasso e ninguém é responsável pela minha felicidade”. Leandro Karnal.

Essa frase do Leandro Karnal é perfeita, porque nos faz refletir até que ponto colocamos nos outros a responsabilidade de sermos (ou não) felizes. Esperando que alguém ocupe esse vazio e a solidão vá embora.

A solidão pode ter vários motivos, seja a perda de alguém, uma separação, ou até mesmo acontecimentos na infância.

Ela não atinge apenas pessoas de mais idade. Jovens apesar de terem muitos amigos e até mesmo uma vida social agitada, sentem solidão.

Mas afinal a solidão é sempre ruim?

Nem sempre, alguns grandes escritores, poetas, pintores usam a solidão para ter inspiração e criar lindas obras.

Os dois extremos são preocupantes: ou a pessoa começa a se isolar, não consegue se comunicar, viver em comunidade, ou quando não consegue ficar sozinha por um tempo, curtindo seu momento individual, precisa sempre estar com alguém pois se ficar sozinha fica mal.

É necessário o meio termo: aquele que você gosta de estar com pessoas, com a família, mas que também quando todos se vão você tem prazer em ficar com você e usa esse tempo para meditar, pensar, assistir um filme sozinha, e até mesmo encontrar respostas.

Se perceber que precisa de ajuda não pense duas vezes, hoje temos muitos recursos, seja com terapia, psicólogo, hipnose, coaching e muitos outros. Mas busque sempre bons profissionais e lembrando que cada caso deve ser tratado com o profissional mais indicado.

Cuide de você com carinho, não deixe a vida passar e esperando que um dia as coisas mudem sozinha.

Dê atenção, sim, ao que seu corpo fala e observe os sintomas, os pensamentos. Se nos silenciarmos um pouco por dia para ouvir teremos respostas incríveis.

Que seja uma semana abençoada para você.

Te espero na minha próxima matéria.

Até lá.

Luciana Rodrigues

Luciana Rodrigues, Treinadora, Coach de Relacionamento Amoroso e Realização Pessoal.

Acredita que Relacionamento, Carreira e Realização Pessoal precisam estar alinhados para que tanto o homem quanto a mulher tenham sucesso em todos aspectos de sua vida. “Se sentir uma pessoa bonita, feliz, confiante e realizada quem não quer se sentir assim” diz ela.

Graduada em Recursos Humanos, Formada em Personal e Professional Coaching, Executive e Business Coaching, Programação Neurolinguística, Consultora Comportamental Master Disc, Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, busca através do seus conhecimentos e experiências de quem já passou por perdas, traição, tristeza e baixa autoestima e sabe o caminho mais rápido para se reconectar com sua essência e voltar a se amar, reencontrar o seu caminho e alcançar seus objetivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here