Inteligência emocional e o novo normal
Inteligência emocional e o novo normal

Inteligência Emocional é foco para treinar colaboradores na volta ao “novo normal”

O perigo do isolamento social na produtividade do dia a dia de trabalho

Muito se fala em inteligência emocional, mas qual será a importância dela no trabalho remoto, realidade que faz – e vai continuar fazendo – parte da nossa vida?

O fato é que os profissionais que desde o início da pandemia trabalham remotamente têm começado a apresentar quadros emocionais preocupantes. Muitos alegam sentimentos como solidão, angústia, tristeza, raiva ou ansiedade e isso tem afetado a produtividade e a entrega destes profissionais.

O problema fica ainda maior quando estes profissionais começam a apresentar sinais de piora no dia a dia de trabalho, como dificuldade para gerenciar horários de alimentação ou a mudança dos hábitos alimentares, ganho de peso, cansaço, alteração do sono, inversão de horários de descanso, trocando o dia pela noite, excesso de horas trabalhadas e mudanças de humor.

Portanto, baseado nessas dificuldades e em busca de soluções para amenizar estes efeitos e ajudar líderes a enfrentarem essas situações, Jorge Penillo, mais conhecido como Doutor Carreira, tem aplicado com algumas empresas um programa de fortalecimento mental para colaboradores que trabalham a distância ou mesmo aqueles que estão começando a se preparar para voltar a uma rotina de trabalho que será bem diferente da de antes da pandemia.

“Estou desenvolvendo a fortaleza mental nos colaboradores de diversas empresas, pois estes profissionais estão apresentando sentimentos de angústia, solidão e baixa produtividade. Sentimentos provenientes do isolamento social como a própria solidão e a angústia de não saber quando tudo isso vai acabar causa desmotivação, ainda mais se levarmos em conta que algumas empresas também reduziram o salário de seus colaboradores”, afirma Jorge, que é coach em empreendedorismo e carreira, autor de vários livros e um dos palestrantes mais renomados do Brasil.

O trabalho que Jorge aplica nas empresas consiste em diversas fases. Um dos mais requisitados é o Iron Mind Program (Programa Mentes de Aço). O programa tem três vertentes:

Emoções
Tem o objetivo de amparar emocionalmente os colaboradores que efetuam trabalho remoto. Composto por 4 encontros semanais virtuais com 40 minutos de duração:

1º encontro – Angústia
2º encontro – Solidão
3º encontro – Amor
4º encontro – Gratidão

Em cada encontro é usada uma ferramenta de relaxamento, como mindfulness, ginástica laboral, musicoterapia ou vídeo terapia.

Alta Performance
Aqui o foco é recuperar a produtividade das equipes que trabalham remotamente.
Composto por 7 encontros, a série discute os 7 princípios da alta performance profissional; cada encontro semanal virtual tem a duração de 40 minutos e discute os seguintes temas:

1º Encontro – Ética e profissionalismo
2º Encontro – Entrega de resultados por meio de comprometimento e dedicação
3º Encontro – Cumprimento de acordo por meio da palavra dada e missão cumprida.
4º Encontro – Comunicação com feedback e comunicação não violenta
5º Encontro – Excelência na execução – a arte de fazer bem feito para eliminar retrabalho
6º Encontro – Agilidade para produtividade graças a técnicas de gestão do tempo e uso do 5 S
7º Encontro – Aprimoramento constante pelo Conceito Kaizen.

Liderança
O objetivo aqui é preparar líderes a gerenciar equipes presenciais e remotas.
São 4 horas de treinamento dedicado a analistas, encarregados, supervisores, líderes, coordenadores e gerentes. Os encontros virtuais tratam os seguintes temas:

– Líder Coach: Como aplicar 7 ferramentas e dois assessments de perfil comportamental
– Líder Trainer Digital: Como aplicar treinamentos para sua equipe a distância
– Líder Executive: Como gerenciar budget e criar plano sucessório e novos líderes
– Líder disruptivo: Técnicas de criação por meio de lean e designer thinking
– Teleliderança por meio de metodologias ágeis, como Scrum e Management 3.0

ARTIGOS RELACIONADOS

O que nos trará o novo normal?

Por que empreender no Brasil

O Brasil Empreendedor

E-book Gratuito: Como Criar Seu Negócio Online do Zero! Passo a Passo

O que é identidade visual?

O que é sucesso para você?

Empreendedorismo Geladinho Gourmet: FATURE MUITO!

A Bíblia do Empreendedor

 

 

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here