Existe um enorme buda de ouro na Tailândia, pais cujo nome anterior era Sião. O nome foi mudado em 23 de junho de 1939 e assim permanece até hoje. Essa estátua mede 3,91 metros, feita de ouro maciço e pesa 5,5 toneladas, sendo a maior estátua de ouro do mundo. Seu valor somente do ouro chega quase a 200 milhões de dólares sem contar o seu valor artístico e histórico que é inestimável!

O Buda de Ouro, cujo nome oficial em tailandês é Phra Maha Suwan Phuttha Patimakone, é um dos mais preciosos tesouros da Tailândia e do budismo. A estátua provavelmente foi construída na Índia, em 9 partes que se encaixam perfeitamente. Esse impressionante Buda de Ouro tem um aspecto histórico muito interessante.

Ele já era conhecido mas não muito valorizado e estava exatamente num local onde iria ser construída uma rodovia.  Portanto, precisava sair de onde estava, um prédio básico com telhado de zinco, onde ficou por 20 anos. A razão era muito simples; era um Buda de Barro!

Em 1955, um novo edifício foi construído, e a estátua seria colocada dentro dele. Na tentativa de transportá-lo e como ele era muito pesado foi utilizado um guindaste para levantar para colocá-lo num veículo.

Neste trabalho de movimentação, um cabo de sustentação se rompeu e a estátua caiu. Os trabalhadores interpretaram isso como um mau presságio fugiram do local, deixando a estátua caída no solo.

Como era época de chuva uma tempestade inundou parcialmente a cidade durante à noite.

Noutro dia, para surpresa, espanto e alegria de todos, existia um Buda de Ouro que estava encoberto por barro!

Acharam também uma chave na argila da base, que serviria para desmontar a estátua nas suas 9 partes, facilitando o transporte.

A estátua de ouro foi descoberta muito perto da comemoração da vigésima quinta era budista, 2.500 anos desde a morte de Gautama Buda. Combinado com o fato de que ele havia permanecido em segredo por tanto tempo, levou muitos budistas tailandeses a ver a estátua como milagrosa.

Existe uma história que de que quando os birmaneses sitiaram a cidade, em 1765, os monges cobriram o Buda de Ouro com uma massa bem grossa de argila. Os invasores saquearam a cidade e deixam em paz o buda de barro pois além de ser muito pesado não parecia ter muito valor.

Como os monges foram massacrados, o segredo morreu com os monges até ele ser descoberto.

Os saqueadores removeram muitas cabeças de estátuas de pedra para serem vendidas. É por isso que muitas das estátuas de Buda de Ayutthaya estão sem cabeças.

A estátua agora está guardada no templo do Buda Dourado em Bangkok, na Tailândia. Todos os anos, milhões de pessoas visitam a magnífica estátua e vão adorá-la aos seus pés.

Podemos fazer uma analogia na nossa forma de viver nesse mundo com a história do Buda de Ouro e as camadas de barro que o encobriam.

As nossas camadas de barro que podemos chamar de crenças negativas, foram adquiridas nos nossos primeiros 8 anos de vida e caso não sejam tratadas, outras crenças irão engrossando essa camada ao logo da nossa existência.

Essas crenças adquiridas por diversos motivos, levam a pessoa a acreditar não ter valor algum, não ser boa o bastante para merecer coisa alguma, se acomodar na vida e aceitar que as coisas são assim mesmo.

Todos nós temos todas as condições de ter o merecido sucesso na nossa vida, desde que retiremos o “barro” das crenças negativas.

As diversas camadas que recebemos ao longo da vida, têm diversas origens;

Influências externas

Vindas dos pais, professores, chefes, colegas de trabalho, sociedade, mídia, igreja, governo e corporações…

Influências internas

São as camadas mais grossas de “barro”, colocado por nós mesmos.

Essas camadas representam os nossos pensamentos negativos, que vão sendo acumulados no nosso inconsciente.

Por fim, estamos tão carregados de barro que nos esquecemos do Buda de Ouro está presente o tempo todo dentro do nosso ser.

Mas nunca é tarde para descobrir o nosso Buda de Ouro Interno, não necessariamente feito de ouro, mas sim forjado pela nossa Resiliência.

Todos nós temos tudo que precisamos para chegar onde queremos, mas infelizmente podemos desconhecer a existência desse nosso poder que nascemos com ele e podemos devolvê-lo cada vez mais.

Pergunto. Você está disposto a tirar o seu “barro” e mostrar ao seu esplendor?

Ou vai dizer, ó Elazier eu não consigo!

Essa dificuldade de não existir uma autoconfiança pode estar associada a eventos passados que não deram certos e criaram nossas camadas de “barro”.

As pessoas autoconfiantes tocam seus projetos e assumem que os obstáculos funcionam como desafios e eles estão ali para serem superados.

Essa fabulosa força interna que possuímos é a nossa parte dourada e trata-se de um dos mais valiosos recursos que temos e que ninguém pode nos roubar.

Mas como sempre, nada se faz sem uma grande motivação, pois esse nosso “barro” tende a endurecer com tempo, ficando cada vez mais difícil sua retirada.

Isso me faz lembrar um pensamento de Warren Buffet, um dos homens mais ricos dos Estados Unidos:

“A corrente do hábito inicialmente é muito leve para ser sentida

 até que ficam muito pesada passe ser quebrada”.

Bem, Você tem um Buda de Ouro dentro do seu ser! Acredite nisso! Saia da zona de conforto, banhe-se nas águas do conhecimento e comece a brilhar!

Você pode, Você deve e estamos esperando por isso!

O nosso Sol, fonte de vida para o nosso Planeta e uma estrela de quinta grandeza! Ou seja, independente do brilho ou da Sua grandeza ela fará muita diferença para aqueles que o amam, que vivem ao seu redor e para Você mesmo!

Pessoal, vamos brilhar!

A maior parte da vida profissional de Elazier está relacionada com atividades de consultoria e treinamento.
Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública.

Sempre procurou dar o seu melhor, fez curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduaçao na Fundaçao Getúlio Vargas  de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online, tendo criado uma empresa de treinamento.

Aprendeu de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir seus conhecimentos e experiências que teve ao longo da sua vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital.

Foi convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do seu trabalho.

Tendo ministrado com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado

Tendo lançado dois cursos online, “Resiliência Top”  e “Comunicação para Profissionais”.

Esta no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes, normalmente escreve artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 200. Atua de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês e Português e eventualmente em Espanhol. Lê diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental,  Desenvolvimento Humano etc.

1 COMENTÁRIO

  1. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a determinação clara de objetivos nos obriga à análise das condições financeiras e administrativas exigidas. Caros amigos, a necessidade de renovação processual não pode mais se dissociar dos níveis de motivação departamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here