Equipes diversas rendem 25% mais resultado

Promover um ambiente de trabalho onde exista diversidade é o desejo de muitas organizações, que estão atentas as demandas da sociedade e que nas últimas décadas foram afetadas diretamente por muitas transformações sociais e também no mercado de trabalho.

O tempo em que os profissionais tinham a mesma imagem e o mesmo tipo de pensamento dentro das empresas está ficando para no passado, ter profissionais com pensamentos e formas de retratar variadas pode se tornar um diferencial competitivo surpreendente.

Empresas como a Sodexo, Ernst & Young, Master Card, Novartis, P&G, Johnson & Johnson já consideram essa diversidade em seus quadros de funcionários e quando contratam buscam profissionais de origens diferentes, homens, mulheres, gays, negros estão na pauta destas empresas de acordo com a Diversitylnc.

Para o Banco Santander: “Uma empresa que investe em diversidade consegue conquistar uma base de clientes diversificada, além de outros benefícios que podem ser vivenciados pela organização”.

Empresas que adotaram esta política de contratação já percebem que em um mercado cada vez mais global e sem fronteiras, a diversidade não é mais uma alternativa e sim uma necessidade.

Uma empresa ou mesmo um líder com uma equipe totalmente homogênea tem impactos direto, reduz produtividade e corre risco de todos enxergarem as situações do mesmo ponto de vista, reduzindo oportunidades, e ainda correndo o risco de não representar a totalidade do público que a empresa pretende atingir.

Uma pesquisa realizada nos EUA pela empresa McKinsey foi constatado que empresas que investem em equipes diversas chegam a ter resultados 25% melhores do que empresas não diversas.

Embora seja uma prática realmente fantástica, na verdade não é uma tarefa fácil, a organização precisa de disposição e muitas vezes rever suas crenças, estar aberta a novos aprendizados, passando a ter como premissa o respeito à individualidade e a cultura do indivíduo, para isso deverá desenvolver empatia e também resiliência.

Fato é que mesmo considerando estes esforços, ainda é fundamental que as organizações invistam em diversidades, pois os resultados compensam e excedem a dimensão do ambiente de trabalho, podemos citar alguns benefícios como aumento de criatividade, diminuição de rotatividade, facilidade na solução de problemas e maior engajamento da equipe.

Vale reforçar que não adianta apenas formar uma equipe diversa. É obrigatório que esta equipe tenha espaço para contribuir com suas opiniões, porque senão não valerá de nada ter negros, brancos, mulheres, homens, homossexuais, e etc, se eles não tiverem espaço para se expressarem.

O TEMPERO DA DIVERSIDADE FAZ TODA A DIFERENÇA NOS NEGÓCIOS.

Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here