Para entender bem como funciona a carreira do empreendedor e do empresário, tomemos como exemplo, ainda, o empreendedor Carlos Wizard. Em seu livro “Do zero ao milhão”, ele conta sua saga empreendedora no interior do Paraná, sua mudança para os Estados Unidos, o retorno ao Brasil e a criação da sua rede de escolas de Inglês. Quando consolidou seu negócio, saiu de cena e deixou para seus filhos administrarem a rede de franquias. Desde então, ficara clara a diferença de empresário com perfil empreendedor e de administrador pois, quando o negócio se estabeleceu, seus filhos passaram para a gestão.

Quando Wizard negociou a rede com o Grupo Person, pegou o dinheiro e investiu no mercado financeiro, fez várias viagens com a esposa em busca de descanso, porém, flertou com várias outras oportunidades de negócio. Após seu período sabático, resolveu empreender novamente e adquiriu a rede Mundo Verde de produtos naturais. Injetou capital, implantou a meritocracia, mudou processos, logística, estoque e, mais uma vez, entregou aos filhos.

Depois, em conjunto ao ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, criou a Ronaldo Academy, e não parou por aí: veio empresa de cosméticos, alimentação e, mais uma vez, educação.

Já Alexandre Tadeu da Costa, idealizador, empreendedor e criador da rede Cacau Show resolveu ser empresário administrador do próprio negócio e ali continuou.

Com o exemplo de ambos, fica clara a diferença do empresário empreendedor nato e opcional face ao empresário empreendedor.

O mundo mudou e continua mudando a uma velocidade nunca antes vista e as universidades estão com dificuldades para acompanhar a velocidade destas mudanças, tanto que cada dia mais exigem professores com mestrado e doutorado e estão com salas cada dia mais vazias, pois os alunos preferem cursos rápidos com empreendedores máster– este treinamentos são denominados imersão e têm com carga horária de 40 a 80 horas. Os participantes enfrentam uma verdadeira maratona e estudam incansavelmente em finais de semanas. São estes treinamentos que lotam e têm fila de espera e suas mentorias têm o mesmo valor de um MBA ou mestrado.

Tipos de empreendedores

Basicamente, há 6 tipos de empreendedores:

  1. De necessidade – Oriundo de pessoas que não tiveram alternativas e, em face de uma demissão, se viram obrigadas a criar um negócio por conta própria.
  2. De oportunidade – Oriundo de pessoas que enxergam um bom momento para explorar um negócio, como, por exemplo, distribuidores de água em crise hídrica.
  3. Nato – Aquele que já nasce com a veia empreendedora e cria novos negócios um atrás do outro, mesmo que já tenha algo consolidado.
  4. Social – Aquele que cria projetos comunitários com intenção de gerar valor.
  5. Opcional – Aquele que tem livre escolha e opta por empreender sem mesmo nunca ter empreendido, como aposentados ou donas de casa que adquirem franquias ou criam algo próprio.
  6. Intraempreendedor – Oriundo de empresas que necessitam criar novos negócios e têm colaboradores com essa missão.

Independentemente do tipo, o empreendedor tem certas características de personalidade que são inerentes, o que chamamos de perfil empreendedor:

  1. Visão de oportunidade
  2. Criatividade e inovação
  3. Disposição a risco
  4. Atitude e iniciativa
  5. Liderança persuasiva
  6. Comunicação
  7. Autoconfiança
  8. Automotivação
  9. Resiliência
  10. Flexibilidade
  11. Comprometimento
  12. Excelência

Se você possui essas características e se identificou com um dos 6 tipos, seja bem vindo a essa nova oportunidade de carreira e torne-se este profissional do novo milênio!

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here