pixabay.com

Três anos depois que comecei a trabalhar na empresa de energia, na escola onde cursei o 3º ano do Ensino Médio, conheci a mulher que estaria ao meu lado, me apoiando, até hoje, por mais de 30 anos.
Casei cedo, aos 21, 1 ano depois da morte do meu pai, e foi, justamente, nesta época que muitas dificuldades começaram a surgir… Sem pai, assumi a responsabilidade pela minha mãe e por uma irmã mais nova. Na época, eu era atendente de callcenter e ganhava 3 salários mínimos por mês, mas não me deixava abater.
Com uma pequena reserva oriunda da venda de uma moto, dei entrada em um apartamento usado de menos de 40 metros quadrados na periferia (ou subúrbio, como alguns conhecem). Assumi as prestações e, junto com minha esposa, começamos a vida.



Ali era o começo das dificuldades: trabalhava em 3 horários diferentes e dormia 4 horas por noite. Estudava muito e comecei a amargar uma estagnação na minha carreira profissional. As coisas não fluíam e, para piorar, com a privatização da empresa, houve um plano de demissão em massa. Todos os dias, centenas de colegas eram demitidos e muitos benefícios eram cortados para quem ficava – toda sexta-feira era dia de tensão e nervosismo.
Nessa mesma época, minha esposa ficou grávida da minha única filha, e nós tivemos uma conversa sobre mudar de empresa pois, além de não ser promovido, a ameaça de demissão era diária. Foi quando contei para ela sobre o compromisso que eu tinha assumido com meu pai. Ela sempre soube que palavra para mim tem um grande valor…
A decisão que saiu daquela conversa era que eu iria trabalhar como vendedor de máquinas e produtos de panificação nos meus dias de folga, ou seja, faria as 2 atividades. Não me desligaria da atual empresa, mas decidi que iria empreender minha vida inteira como atividade paralela. Nesta outra empresa, atuava como empreendedor autônomo nas minhas folgas…




Na semana que vem, continuo a minha história contando também a história do Sr. Capellano, quem me ensinou que força não é nada sem sabedoria…

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here