O sabor do fracasso antes de atingir o sucesso. Chavev para o sucesso.
pixabay.com

Você sabe qual é o sabor do fracasso antes de atingir o sucesso?

Com certeza você já deve ter escutado a história de alguém que chegou perto da falência nos negócios. A diferença dos empreendedores é saber enxergar oportunidades nos momentos mais difíceis. É não desistir de algo por que na primeira tentativa não deu certo. “É reconhecer a queda e não desanimar. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, como diz o trecho da música da sambista Beth Carvalho.

Clique e saiba quais são os pilares para o sucesso

Quem tem veia empreendedora sabe que é necessário persistência para chegar longe. O que não vale é persistir no errado. Sempre que um negócio fracassa é necessário enxergar com mais atenção para encontrar o que não deu certo: Gestão? Serviço oferecido? Atendimento? Público? Engajamento?

Diferente do que muitos pensam, empreender não é tarefa fácil não. Requer muita disciplina.  Trabalho em equipe. Dedicação, e muitas vezes, trabalho de mais de 12h por dia. E claro, identificar-se com o segmento que busca empreender, mesmo não tendo experiência.

Eu mesmo já senti o gosto do fracasso. Sempre gostei de empreender, desde muito cedo. Vendas era comigo mesmo. Aos 18 anos resolvi abrir meu primeiro negócio próprio: uma empresa focada em publicidade para jornais de bairro em Belo Horizonte (MG). Minha família deu o maior apoio, o que é muito bacana e saudável esse incentivo para quem está começando no mundo dos negócios. Porém, a falta de maturidade e principalmente planejamento fez com que eu fechasse as portas em menos de dois anos de abertura da empresa. A loja começou a levar calotes e várias dívidas se acumularam. No meio disso tudo sofri um acidente que quase tirou minha vida. Foi um período muito difícil!

Eu tinha duas escolhas: começar do zero um novo negócio, ou voltar ao mercado de trabalho, criar mais experiências e enxergar novas oportunidades. Optei por essa última escolha. Surgiu uma proposta de trabalho na área comercial em uma empresa de software. Os clientes eram agências de viagens e operadoras de todo o Brasil. Após um tempo conduzindo a atividade, visualizei que no mercado de turismo muitas franquias não possuíam uma infraestrutura forte, principalmente para respaldar pequenos investidores. E foi nesse momento em que decidi fazer da necessidade uma oportunidade.

A BÍBILIA PARA O MILHÃO 

Foi assim que nasceu em 2011 a minha primeira marca: a Encontre Sua Viagem, com foco em serviços de turismo, que no mesmo ano entrou para o franchising. O sucesso foi tão imediato que me deu forças para buscar novos negócios. Dessa vez enxerguei potencial no setor de alimentação, mais especificamente em pizzaria, lancei uma nova franquia no mercado após dois anos com uma unidade piloto. Esse foi o momento que observei que os negócios estavam crescendo. A família e amigos voltaram a visualizar potencial para os empreendimentos que eu estava abrindo. Foi um grande momento de virada, pois eu buscava por mais. Então resolvi abrir uma holding.

Investi em capacitação, colaboradores altamente qualificados, e suporte. Usei todo meu know-how adquirido aos longos dos anos para aplicar no trabalho. Após isso, lancei no franchising mais três negócios. Hoje administro cerca de mil unidades de cinco redes de franquias espalhadas por todo o Brasil, e mais um centro de distribuição que abastece essas redes.

Desistir? Isso nunca esteve nos meus planos. Mesmo nos momentos mais difíceis sempre acreditei que tudo iria melhorar. E melhorou, muito! Hoje emprego dezenas de pessoas. É normal falhar em algum momento do negócio, mas o importante é saber enxergar essas falhas e contornar o problema, antes que tudo saia do controle.

Estou sempre rodeado de profissionais gabaritados e confio no trabalho deles. Porém, busco saber de tudo que está acontecendo. É desgastante? É sim! Mas como diz o ditado popular, é o olho do dono que engorda o gado!

Veja mais artigos no Portal Empreendedorismo

Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva, criou em 2011 a sua primeira rede de franquias Encontre Sua Viagem, especializada em serviços de turismo. Hoje o empresário é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora ainda das redes SUAV (serviços de estética express), Quisto Corretora de Seguros, Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) e Mardelle (especializada na comercialização de artigos de moda íntima feminina, masculina e infantil), que juntas contabilizam mais de mil unidades espalhadas pelo país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here