6 passos para uma boa venda

6 passos para uma boa venda com ótimos resultados

Realizar uma boa venda depende dos passos que você planeja dar até chegar aos resultados esperados

Para que uma excelente venda aconteça, seja nas grandes ou nas pequenas empresas, é preciso planejamento e preparação da equipe de vendedores. Ninguém quer passar pela experiência de estar em uma loja e o vendedor desprezar sua vontade em adquirir o produto que você tanto deseja e tentar te persuadir a comprar outra mercadoria. Ou pior, te ignorar.

As variáveis para que uma compra não aconteça – independente do produto que você ofereça – são inúmeras: desde a falta de produto na loja até a má localização do seu estabelecimento. Entretanto, quando um cliente em potencial entra ou acessa o seu negócio, você tem 20% de chance de efetuar a venda “à primeira vista”, e apenas 10% “à segunda vista”. Ele não está “dando só uma olhadinha” sem interesse, algo chamou sua atenção e, nem que seja curiosidade para saber o valor do produto, ele entrou procurando por algo. É sua função entender o que ele procura, despertando o interesse, transformando a curiosidade em desejo e oferecendo um motivo para adquirir o produto.

 

Estimular o desejo de compra imediata no cliente é uma das mais difíceis conquistas. Muitas vezes, você irá se deparar com pessoas com o propósito claro e dinheiro para a compra, mas sem a segurança se deve fazê-lo ou se deveria esperar um pouco mais. Induzir o cliente sem dar a ele a certeza que aquela é uma ótima aquisição até pode te dar uma venda, mas provavelmente será a última. Mensagens como “últimos itens disponíveis” ou “oferta válida enquanto durar o estoque” demonstram ser bastante eficazes com determinados clientes.

Entretanto, o empreendedor não deve ser míope e ignorar outros fatores que impedem a venda. Por mais útil e necessário que seja o que você vende, por melhor e mais atraente que o seu produto possa parecer, o valor cobrado sempre será uma variável importante. Digo, não é ofertar a preço de banana, mas oferecer condições de pagamento atraentes, com parcelas favoráveis e condições para a fidelização do cliente.

Por que a sua mercadoria, o seu principal produto, é importante para as pessoas? Elas deveriam comprar com você por qual motivo? Você passa confiança quando fala sobre ele? Esses fatores são decisivos na hora da compra. Se o proprietário, a equipe de vendas e o marketing trabalham em conjunto e dão segurança ao consumidor que aquela é a melhor decisão e o seu produto é essencial, a conversão de desejo em realidade será efetiva e lucrativa.

É fundamental que o dono de negócio esteja alinhado com sua equipe de vendas para despertar o desejo, passar confiança e segurança no produto, simplificar o pagamento e fazer o acompanhamento no pós-venda – ponto fundamental do qual muitos se esquecem.

Não é a fórmula do sucesso, mas é o primeiro passo para que a sua empresa cresça e prospere. Lembre-se! A ajuda de um especialista pode te ajudar.

 

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Alvaro Oliveira

Alvaro Oliveira é Diretor Geral da ActionCOACH em São Paulo, a maior companhia de Coaching Empresarial no mundo. Atuou como Gerente-Geral em multinacionais como a GSK América Central e Caribe, Novartis Consumer Health e Kraft Foods Brasil. Alvaro ajuda empresários a melhorar a performance de seu negócio, capacitar suas equipes e a ter mais tempo livre.

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