Empreender no fim do ano. Pessoa com celular na mão mostrando presente de final do ano.

Empreender no final do ano. Mesa e bolso cheios: como aproveitar o final do ano para empreender

O final do ano abre oficialmente a temporada de empreendedorismo! Muita gente já entendeu que não adianta só economizar ou gastar menos do que se ganha, se você quer dinheiro para engordar o Natal ou fechar o ano sem dívidas, produza e venda algo!

É nesta época que surgem as pessoas que vendem panetones caseiros e roupas especiais para os festejos de fim de ano, por exemplo. Muita gente fazendo mimos para serem vendidos como presentes para professores, funcionários e amigos – inclusive para os famosos amigos secretos. É nesta época do ano em que os talentosos engordam seus cofrinhos!

Empreender de fato é para todos! Nós vemos mulheres, mães, pessoas que vieram do interior, universitários, gente não estudada, imigrantes e muita gente boa oferecendo seus dons e talentos em forma de produtos ou serviços para a sociedade. Confira algumas dicas importantes para quem planeja levantar algum dinheiro neste fim de ano:

Pense no cliente

Lembre-se de que seu produto ou serviço precisa ser bom para quem compra e não apenas para você. É ótimo quando encontramos num hobby – como cozinhar, costurar e pintar – uma oportunidade de vender nossas produções. Mas, precisamos lembrar que ao empreender, seus produtos precisam mais do que uma realização exclusivamente pessoal, precisam ser algo que realize o seu cliente.

Clique e conquiste MAIS CLIENTES todos os dias

Empreender não é hobby 

Mantenha sua rotina de produção, estude estratégias de vendas e abasteça suas redes sociais com os bastidores da sua produção, com os produtos prontos para vender e com os feedbacks dos clientes e promoções. Tenha disciplina de trabalho e não deixe de cuidar bem das finanças. Além de ter resultados melhores, você ainda constrói a possibilidade de continuar vendendo após a alta temporada.

Pense nas parcerias

Muita gente está empreendendo! Abra o coração para encontrar produtos e serviços que sejam complementares ao seu. Estabeleça promoções conjuntas, parcerias de divulgação, kits com preços especiais, entre outros. Assim, todos ganham! Fique de olho nas pessoas que produzem o mesmo que você, mas não os veja como concorrência em 100% do tempo. Há nos iguais muitas oportunidades de compartilhar dicas e receitas para atrair mais público e firmar parcerias.

Venda Mais em Menos Tempo!

Lembre-se: é época de paz e de coisas boas. Quanto mais você abrir espaço para que todos ganhem juntos, mais você mesmo receberá!

Sucesso, boas festas e boas vendas!

Veja mais artigos no Portal Empreendedorismo

Formada em TI, Geovana fez carreira em uma multinacional de onde decidiu sair para apostar na realização de um sonho: participar da ressocialização de jovens entre 14 e 35 anos e na inserção deles no mercado de trabalho. Para isso, ela, o marido e as duas filhas do casal se mudaram para um dos bairros mais carentes de Curitiba (PR) onde inauguraram o coworking Y (Youngers) – como estratégia da empresa social de desenvolvimento humano com foco na preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Por meio de palestras, cursos, mentorias e outras vivências eles trabalham a ideia de que é possível transformar um hobby (ou qualquer coisa que você faça bem feito) em negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here