planejamento estratégico
pixabay.com

Dezembro está chegando e, como sempre, temos as resoluções de fim de ano, expectativas, projeções e uma série de boas intenções. Tudo isso é muito válido e proveitoso. Mas, se a gente quer mesmo fazer a diferença, no ambiente corporativo, é preciso encarar de frente os desafios, avançar e, principalmente, executar.

Então, a minha sugestão é de que você deve encarar o ano de 2020, imediatamente. A boa notícia: para você, ele já começou! Se podemos fazer parte de um movimento proativo, de mudança, empreender desde já é importante. Neste artigo vamos destacar brevemente algumas questões essenciais para começar o próximo ano com o pé direito.




Primeiro, observação da realidade: ponto de partida. Aqui são válidas as experiências e atividades realizadas, suas vivências e descobertas, porém, quais as necessidades existentes em determinado mercado, área de atuação e problemas diante dos quais posso ajudar a resolver? Elabore modelos mentais e relação de fatores positivos diante dos quais você possa contribuir efetivamente. Há sempre um conhecimento acumulado, adormecido para um problema recém-surgido. Não se acanhe, evolua!

Com isso, temos o segundo e importante tópico que é desburocratizar a dificuldade, isto é, não a alimente. Segundo Paul Graham, cofundador de uma das mais famosas aceleradoras de startups do mundo, as melhores ideias normalmente são aquelas chamadas de orgânicas. Ou seja, insights que crescem de forma natural da experiência das pessoas. A intuição é um componente importante da gestão em quaisquer áreas do conhecimento, até porque nunca a inteligência emocional foi tão valorizada quanto em nossos dias.

Seja Disruptivo. Segundo o site Endeavor, a relação com a disrupção e o status quo é o que diferencia os sujeitos insurgentes de incumbentes. Incumbentes focam em sustentar a inovação: eles se preocupam em melhorar seus produtos e serviços para a parcela de clientes que gera mais demanda e lucro, superam as expectativas desse segmento e ignoram as necessidades de outros. Aí vêm os insurgentes: aqueles que olham para esse mercado mal endereçado e geram algo novo: uma solução disruptiva. Para sobreviver, uma reação natural dos incumbentes é atacar, encontrar formas de deslegitimar ou proibir a solução melhor. Então uma sugestão, não importa o seu tamanho: mergulhe neste oceano e ameace os grandes. Eles, em geral, não se importam em ser incomodados até que se sintam ameaçados.




Projete-se no futuro: veja se você quer de fato inovar, ser disruptivo, pois será preciso tentar olhar para frente. Cabe se perguntar: minha ousadia cabe na sua visão de futuro? Conheça as tendências e verifique quais estão mais alinhadas ao seu propósito e modelo de negócio, desde que de fato você o tenha. Mas citando Ram Charam, tenha visões e não alucinações.

Sentido e Propósito: ame o que você faz e construa o significado de sua obra com pertinência. Identidade de causa é o primeiro passo para entender a sua essência. O que se faz, quais objetivos e quais entregas devem promover para alcançar sua plenitude. Daí o questionamento: sinto-me pleno para empreender ou ainda é algo que me trará realização?

Inspire pessoas e times. O líder cria os aspectos para liderança, influencia pessoas e times, partilha e ao mesmo tempo faz crescer. Pessoas motivadas alcançam o sucesso de maneira orgânica, não são vaidosamente obcecadas por títulos, autoestima e reconhecimentos a qualquer preço, mas são apaixonadas pelos seus feitos. Pequenos ou grandes, mas substanciais e que façam a diferença na vida das pessoas. Isto é tudo. Aprimore sua prática, já que os líderes que enfatizam a comunicação, ganham poder e exercem influência como capacidades imprescindíveis da liderança.




Relacione-se. É desafiador em um tempo tão digital encontrar tempo e disposição para o relacionamento pessoal. Então, empreendedor, construa vínculos efetivos, reais, não pautados pelo volume, mas por seletividade e qualidade. Isto o levará a um outro patamar.

Assim, óbvio está que além destes tópicos, é extremamente importante a formação e capacitação como parte de uma política de melhoria constante.  Manter-se atualizado é uma regra de ouro no mundo dos negócios. Para quem quer empreender é inviável não pensar nisso. Os conceitos mudam com o tempo e ficar antenado às novas tendências pode impulsionar a sua empresa e até mesmo lhe ajudar a criar e desenvolver uma vantagem competitiva em relação com a sua concorrência, eliminando as ameaças do mercado e fortalecendo seu próprio posicionamento.

Envolva-se em fóruns de discussões, construções coletivas e participe de eventos sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia. Leia artigos eletrônicos, livros, consuma conteúdo de qualidade e além disso, converse com outros empreendedores e compartilhe suas experiências, tentando sempre absorver o máximo de lições aprendidas compartilhadas.

Bem, agora reflita melhor e comece a festejar, porque seu planejamento depende apenas de você, sem mais desculpas nem disfarces. Elimine os fatores sabotadores. Sejamos proativos e comece a executar. O resultado virá em breve e antes de muitos, você terá motivos consistentes para comemorar. Então, vamos celebrar o seu 2020?

Ele já começou e talvez seja hora de você se dar conta disso.

Veja mais no Portal Empreendedorismo

Gustavo Oliveira, coordenador do curso de Administração da Faculdade Santa Marcelina e Docente no curso de medicina e administração. Além disso, atua na gestão executiva no Hospital Santa Marcelina, é Mestre em Administração e Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Linha de pesquisa Dinâmicas Territoriais, Políticas Públicas e Vulnerabilidade Social. Compliance Officer na Rede de Saúde Santa Marcelina, Coordenador de Pós-Graduação e Consultor da AAGAPE na área de saúde, negócios. Responsável pela gestão de projetos e programas educacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here