Redes Sociais qual a melhor para você e sua empresa

Redes Sociais: qual a melhor para você e sua empresa?

Que atire a primeira pedra quem não sente a pressão e a necessidade de estar nas redes sociais, postando e interagindo o tempo todo.

É inegável que as redes democratizaram os processos de comunicação e se tornaram um caminho sem volta para profissionais, empresas e indivíduos interagirem, mas com tantas redes que existem hoje, em quais você e sua empresa precisam estar?

São três os fatores que mais importam no momento de escolher uma rede social para habitar: a audiência da rede, em volume e qualificação, o tipo de produção que a rede exige e a sua própria capacidade de criação de conteúdo, afinal não adianta ter um perfil sem conteúdo.
Quando falamos em tamanho de rede, no Brasil, a plataforma com a maior quantidade de usuários ainda é o Facebook. Em segundo lugar está o Whatsapp, paixão dos brasileiros (veremos até quando, com as constantes alterações das políticas que obrigam os usuários a fornecerem dados privados e cada vez mais sensíveis), em terceiro lugar está o YouTube, em quarto o Instagram, em quinto o  LinkedIn, em sexto o Pinterest, em sétimo o Twitter e em oitavo, o TikTok.

A lista segue, mas para nossa reflexão, vamos parar nos top 8. Será que você precisa estar nessas 8 plataformas? Seguramente não.

O primeiro passo para definir as plataformas adequadas para você é estudar o perfil da audiência das redes (dados demográficos como idade, localização, profissão) e dados comportamentais (que tópicos causam mais engajamento, hábitos de compra), pode ajudar você bastante a definir em que redes você deve estar.

O segundo passo tem a ver com o tipo de postagem que cada plataforma demanda. Enquanto o YouTube demanda, obrigatoriamente, vídeos, o Pinterest demanda imagens. O Twitter demanda textos curtos, memes e links.

O LinkedIn demanda conteúdos bastante corporativos, geralmente em formato de artigos. Entendendo o tipo de material que cada rede exige e sua capacidade de produção desses conteúdos você poderá ponderar sobre qual plataforma você conseguirá abastecer com conteúdo com mais qualidade.

Se você não tem capacidade de produção de vídeos com capas, recortes e edições, por mais que a audiência do YouTube faça sentido para você, essa não é uma rede em que você deve estar. O terceiro e último passo tem a ver com a sua capacidade de tempo de produção.

Levando-se em conta que não é produtivo postar o mesmo conteúdo em todas as plataformas, e sim conteúdos específicos para cada plataforma, pense na sua capacidade de produção e somente tenha perfis que você realmente consiga abastecer com conteúdo bom, inédito e consistente.

Como sempre, menos é mais e é melhor você estar em menos redes com um conteúdo bacana do que em todas as redes, com um conteúdo repetitivo e pouco relevante.

Carol Olival_Portal Empreendedorismo

Com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival é Community Outreach Director da Full Sail University, uma universidade americana que forma profissionais para a indústria criativa global.

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