Como transmitir credibilidade para vender mais em tempos desafiadores
Como transmitir credibilidade para vender mais em tempos desafiadores

Como transmitir credibilidade para vender mais em tempos desafiadores?

Pesquisas comprovam que ter uma imagem sólida contribui para ter uma marca de valor e, consequentemente, vender mais

Em tempos desafiadores como o que estamos vivendo hoje em dia, com a pandemia, empresas e profissionais buscam compulsivamente o segredo para vender mais. Transmitir credibilidade pode ser uma das saídas – pesquisas comprovam que as empresas mais valorizadas e reconhecidas no mercado são as que oferecem produtos e serviços de excelência e, mais que isso, possuem uma imagem sólida, transformando sua marca em uma marca de valor.

E quando falamos sobre a imagem de uma empresa, estamos falando, também, sobre a imagem pessoal de seus gestores e colaboradores, fator decisivo na arte da negociação e do fechamento de uma venda. “O bom posicionamento de um profissional é o principal atributo responsável por abrir portas para melhores oportunidades e, consequentemente, vender mais”, explica Mara Lauxen, estrategista em Personal Branding.

Mara é mentora especialista em Carreira Feminina e atuou por mais de 20 anos como empresária nos setores de Moda, Eventos e Agronegócios. Como palestrante profissional, Mara potencializa o empoderamento pessoal e profissional. “A imagem ou o comportamento inadequado de uma equipe comprometem a credibilidade e a reputação da empresa, impactando negativamente no fechamento das vendas.

Os profissionais precisam ter consciência da necessidade de ter uma imagem adequada às necessidades da empresa onde trabalham. O comportamento junto ao cliente tem influência direta na hora do fechamento de uma venda, e estes atributos estão diretamente ligados à reputação e à credibilidade da marca que representam”, complementa.

Segundo a especialista, para transmitir credibilidade é preciso, em primeiro lugar, entender o mercado atual e acompanhar as inovações do setor em que o profissional atua. O segundo passo é ter consciência sobre a importância que sua imagem pessoal tem e o quanto ela impacta na primeira impressão que ele passa ao cliente e na arte de vender.

Mais que isso, é preciso compreender a relação que existe entre imagem pessoal, profissional e reputação. “É preciso falar sobre etiqueta profissional e comportamento, afinal, quando falamos sobre imagem, estamos falando, por exemplo, sobre vestimentas, higiene, pontualidade, capacidade de comunicação e reputação nas redes sociais”, exemplifica Mara.

Outro quesito importante para Mara é a assertividade – capacidade de se posicionar de maneira mais clara, transparente e objetiva.

Para isso, ela dá algumas dicas:

Evite se comunicar de maneira agressiva ou passiva demais

O segredo é manter o equilíbrio, ou seja, se expressar e ser ouvido ao mesmo tempo, mantendo o que Mara chama de uma “boa conversa”. Ser assertivo é saber se posicionar respeitando a opinião dos outros. O tom de voz e os gestos também são muito importantes!

Cuide da sua imagem pessoal

Lembre-se de que as roupas que usamos e a nossa aparência devem refletir os atributos profissionais que queremos passar para os clientes, como respeito, credibilidade, confiança, eficiência, etc. Isso vale tanto em relação a ele como em relação à marca e ao produto que ele representa.

 Comporte-se de maneira concisa, coerente e confiante

Domine o assunto sobre o qual vai falar para passar uma segurança autêntica ao seu ouvinte. A assertividade serve para defender suas ideias, mostrando positividade e pró-atividade – isso não significa estar certo ou errado, mas, sim, se colocar numa posição de respeito.

Segundo Mara, a imagem profissional engloba fatores que vão além da aparência, como postura, reputação, conhecimento e mentalidade – para ela, não basta ser: tem que parecer! ”O mercado de trabalho está buscando profissionais proativos, colaborativos, determinados e resilientes, principalmente no que diz respeito a trabalho em equipe e resolução de problemas.

Por outro lado, é preciso saber transmitir estas características de maneira correta. Como seres humanos, estamos em constante transformação e evolução, o que nos permite ajustar nossa postura às exigências do mercado e ao profissional que queremos ser.

Construir uma imagem profissional pode ser desafiador, porém, o segredo é que ela seja baseada nas características que já se tem. Basta lapidá-las e prestar atenção ao que comunicamos, como imagem pessoal, postura e atitudes”¸ ensina Mara. “Todas as nossas ações impactam, de imediato, na percepção que o cliente tem sobre o profissional, e, depois, na imagem e na reputação da empresa que representamos.

É imprescindível cuidar da sua imagem e das suas ações, comprometendo-se consigo mesmo e com a empresa. Quando isso acontece, o sucesso é garantido”, finaliza.

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