Como saber se minhas redes sociais estão gerando frutos
Como saber se minhas redes sociais estão gerando frutos

Como saber se minhas redes sociais estão gerando frutos?

Se você tem uma empresa você sabe que hoje é praticamente mandatório estar nas redes sociais. Instagram, Facebook, Whatsapp, Telegram, YouTube, TikTok, e a lista segue, implacável. É difícil sustentar um negócio que não esteja nas redes, que não produza conteúdo digital e que não tenha uma audiência virtual. Mas de vez em quando bate aquela dúvida: será que minhas redes estão funcionando mesmo?

Sim, a sensação de que perdemos um tempo valioso abastecendo nossas redes é constante, e devo dizer, muitas vezes verdadeira. Perdemos sim muito tempo precioso gerando conteúdo e precisamos estruturar nossos perfis de forma a garantir que possamos pelo menos medir o retorno desse esforço.

Mas como fazer para pedir nosso resultado? Já ouviu falar de “call-to-action”? É essa ferramenta que vai ajudar você a encarar esse processo com mais facilidade, criar posts mais direto ao ponto e que sejam mensuráveis. Para medir resultados você precisa determinar uma ação que você deseja que sua audiência tome após ler seu conteúdo.

A mensuração dos seus resultados será a mensuração de quantas pessoas efetivamente fizeram o que você – ou seu post – pediu que elas fizessem. É assim que medimos o resultado de qualquer campanha de marketing, e campanhas digitais de redes sociais não são diferentes.

Você notará que para conseguir medir seus resultados você terá que investir tempo criando ações para sua audiência, para depois medir quantas pessoas chegaram ao ponto que você gostaria que elas chegassem. Vamos ver alguns exemplos:

Para posts patrocinados, com a função de gerar mais seguidores, seu “call-to-action” poderia ser “Siga meu perfil”. Você deverá pedir, dentro do próprio post quantas pessoas acessaram seu post e quantas viraram novos seguidores.

Para posts de conteúdo, com a função de engajar uma audiência já existente, seu “call-to-action” pode ser: “baixe aqui um e-book” e seu resultado poderá ser medido por quantas pessoas fizeram cadastro para baixar seu e-book.

Para um post de promoção, seu “call-to-action” poderia ser um voucher de desconto, e seu resultado poderá ser medido com quantas compras foram feitas usando seu voucher de desconto (lembre-se sempre de colocar validade no voucher, tanto para gerar urgência quanto para permitir o rastreamento efetivo do resultado da sua campanha).

Tudo o que fazemos no mundo real pode – e deve – ser replicado no mundo virtual, nas redes sociais. Não é difícil pedir resultados, mas um bom acompanhamento de resultados dependerá sempre de um bom planejamento e de “calls-to-action” que você deverá desenvolver quando montar seu calendário de postagens.

E agora, pronto para arregaçar as mangas e mergulhar de cabeça no planejamento e na mensuração dos resultados das suas redes?

Carol Olival_Portal Empreendedorismo

Com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival é Community Outreach Director da Full Sail University, uma universidade americana que forma profissionais para a indústria criativa global.

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