Almir Vicentini

Dicas para fazer seu negócio andar, mesmo se você não souber por onde começar

Se você deseja abrir um negócio, mas não sabe por onde começar, não se preocupe – você não está sozinho.

Na verdade, dada a nova realidade econômica de nosso tempo, mais pessoas do que você pensa, nunca encontraram o “emprego” que pensavam estar esperando e que não existe.

Outros chegaram à conclusão de que preferem criar um trabalho que amam, construído para se adequar aos seus próprios objetivos de vida. Não importa qual seja a motivação para ser seu próprio patrão, você pode começar hoje.

1. Tome uma posição por si mesmo.
Se você está insatisfeito com suas circunstâncias atuais, admita que ninguém pode consertá-las, exceto você. Não adianta nada culpar a economia, seu chefe, seu cônjuge ou sua família. A mudança só pode ocorrer quando você toma uma decisão consciente de fazê-la acontecer.

2. Identifique o negócio certo para você.
Dê a si mesmo permissão para explorar. Esteja disposto a olhar para as diferentes facetas de si mesmo (sua personalidade, estilos sociais, idade) e ouvir sua intuição. Tendemos a ignorar a intuição, embora no fundo muitas vezes saibamos a verdade. Pergunte a si mesmo: “O que me dá energia mesmo quando estou cansado?”

3. O planejamento de negócios aumenta suas chances de sucesso.
A maioria das pessoas não planeja, mas ajudará você a chegar mais rápido ao mercado. Um plano de negócios o ajudará a ganhar clareza, foco e confiança. Um plano não precisa ter mais de uma página. Conforme você escreve suas metas, estratégias e etapas de ação, seu negócio se torna real.

4. Conheça o seu público-alvo antes de gastar um centavo.
Antes de gastar dinheiro, descubra se as pessoas realmente comprarão seus produtos ou serviços. Isso pode ser a coisa mais importante que você faz. Você pode fazer isso validando seu mercado. Em outras palavras, quem, exatamente, comprará seus produtos ou serviços além de sua família ou amigos? (E não diga: “Todos vão querer meu produto.” Confie em mim – eles não vão.) Qual é o tamanho do seu mercado-alvo? Quem são seus clientes? O seu produto ou serviço é relevante para a vida cotidiana? Por que eles precisam disso?

5. Compreenda suas finanças pessoais e escolha o tipo certo de dinheiro de que precisa para o seu negócio.
Como empresário, sua vida pessoal e empresarial estão interligadas. É provável que você seja o seu primeiro – e possivelmente o único – investidor. Portanto, ter uma compreensão detalhada de suas finanças pessoais e a capacidade de monitorá-las é um primeiro passo essencial antes de buscar financiamento externo para seu negócio. É por isso que recomendo configurar suas contas pessoais em um sistema de gerenciamento de dinheiro para simplificar esse processo.

6. Construa uma rede de apoio.
Você assumiu o compromisso interno com o seu negócio. Agora você precisa cultivar uma rede de apoiadores, conselheiros, parceiros, aliados e fornecedores. Se você acredita no seu negócio, outros também acreditarão.
Rede localmente, nacionalmente e via redes sociais. Junte-se a redes como o comércio local ou outros grupos de negócios relevantes.

7. Venda criando valor.
Embora compremos produtos e serviços todos os dias, as pessoas não querem ser “vendidas”. Concentre-se em servir aos outros. Quanto mais pessoas você servir, mais dinheiro ganhará. Ao considerar seus clientes ou clientes, pergunte-se:
O que posso dar a eles?
Como posso torná-los bem-sucedidos em suas próprias atividades?

8. Divulgue suas ideias.
Esteja disposto a dizer quem você é e o que você faz com convicção e sem desculpas. Abrace e use as ferramentas online mais eficazes (Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn) disponíveis para divulgar suas notícias. Use as redes sociais como sites “indicadores”; ou seja, para apontar para qualquer coisa que você acha que será do interesse de seus fãs e seguidores.

Almir Vicentini

Mestre em Educação, Coordenador e Professor de Pós-Graduação de cursos na área da Educação, Curador do “Programa Escola da Família” e das LIVES “Universo Educação”, ambas da Full Sail University. Autor de livros sobre Gestão Escolar, Competências Socioemocionais e Comportamentais.

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