Marca pessoal para profissionais de sucesso
Marca pessoal para profissionais de sucesso

Marca pessoal para profissionais de sucesso

Nunca foi tão importante desenvolver sua marca pessoal quanto no atual momento que estamos vivendo. Antigamente, na época do pleno emprego, quando as empresas em crescimento contratavam de maneira abundante, não se fazia tantas exigências na hora de selecionar pessoas.

Este cenário mudou drasticamente não apenas por um motivo, mas por uma somatória deles, como, por exemplo, crises econômicas e demissões em massa, automação da mão de obra substituindo pessoas por máquinas ou softwares, terceirização, substituição de produtos e serviços por modelos de faça você mesmo e, por fim, a pandemia do coronavírus.

Conseguir um emprego se tornou artigo de luxo, portanto, para conseguir um trabalho fixo ou criar parcerias de trabalho, as exigências das pessoas se tornaram cada vez maior, afinal, todos temem ter em seu quadro de colaboradores ou parceiros pessoas que podem comprometer sua marca e fazer desmoronar um negócio que demorou anos para ser construído.

Atualmente, somos seres físicos e virtuais, e os dois devem estar alinhados para que as pessoas enxerguem congruência, ou seja, confirmem que as duas formas de se apresentar estão em sintonia e se complementam.

Para construir uma marca pessoal sólida, ela deve estar alicerçada em 5 colunas:
Especialidade – Está relacionada à sua formação escolar, os cursos que fez, treinamentos dos quais participou, diplomas que conquistou e sua experiência profissional.

Imagem – Está relacionada à maneira como você se apresenta para as pessoas, empresas ou possíveis parceiros de negócios. Faz parte da sua imagem, sua assinatura, seu modo de se vestir, seu comportamento em relação às pessoas, as cores que compõe seu visual, os cuidados que você tem com o seu corpo, a combinação de acessórios e o visagismo do seu rosto.

Posicionamento – Está relacionada às suas opiniões, ideias, causas que defende, valores e estilo de vida e os locais em que você expõe suas posições como fóruns de debate, simpósios e eventos dos quais participa.

Comunicação – Está relacionada à maneira como você se expressa em redes sociais, mídia aberta, artigos em blogs, o modelo de seu cartão visitas, minibiografia ou currículo.

Networking – Está relacionada à escolha das pessoas que farão parte do seu círculo de amigos ou parceiros de negócios.

Vamos tomar como exemplo uma pessoa que seja formada em Engenharia Ambiental mas sempre foi tímida, recatada, nunca ligou para sua maneira de se vestir por achar que a simplicidade é o que importa, se apresentando como uma pessoa comum do dia a dia que não curte redes sociais e apenas tem um perfil no Linkedin que está completamente desatualizado.

Não tem como os recrutadores se interessarem por um perfil assim, pois as empresas procuram engenheiros ambientais que tenham o arquétipo do desbravador, que sonhem em ajudar pessoas, ou seja, o arquétipo do herói prestativo, motivado e que coloca todo seu conhecimento a serviço dos colegas de trabalho – o verdadeiro arquétipo do sábio.
Se você quer um emprego bom em uma grande empresa ou quer ser convidado por outro profissional da área a desenvolver um projeto em parceria com você, sua postura deve ser outra. É preciso trabalhar as cinco colunas apresentadas, ou seja, especialidade, imagem, posicionamento, comunicação e networking para se destacar e fazer sua carreira deslanchar.

Alinhe a pessoa real com sua representação virtual, mostre para pessoas e empresas o que você tem de melhor, sejam suas habilidades técnicas, comportamentais, sociais e digitais.
Você marca quando cuida da sua marca!

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