Antes de abordar o tema proposto para este texto, quero deixar registrado que não existe uma posição tendenciosa quanto às escolhas que direcionam seu planejamento de carreira. Proponho uma reflexão acerca dos três motivadores citados, pois eles, certamente te levarão a caminhos diferentes. Mostro que existem percepções distintas sobre o mesmo assunto, como já defendia Nietzsche, “NÃO EXISTE FATOS, APENAS INTERPRETAÇÃO”.

Partindo deste pensamento, vamos refletir um instante a respeito de três questões:

Qual o sentido da sua carreira?

A partir de qual orientação você traça sua vida profissional?

Quais objetivos e oportunidades quer conquistar?

Gostaria de destacar pontos importantes destas três visões e o que buscam os profissionais que estão alinhados em cada uma delas. Vale ressaltar que estas características podem estar predominantemente presentes, aparecerem de forma secundária ou ainda de forma híbrida. O importante é entender de que forma as visões impactam e que oportunidades elas oferecem.

PODER – Profissionais que priorizam o poder em sua realização profissional sentem-se motivados pelas responsabilidades que conquistam (que lhe são confiadas), gostam do direito de deliberar, mandar, imprimir sua autoridade, tendência a procurarem cargos de liderança ou profissões de destaque e que possibilitam exercer sua personalidade , sendo que a grande maioria está preocupada com status.

DINHEIRO – Indivíduos com este perfil sentem-se realizados com altas receitas, vislumbrados por salários incríveis, se preocupam em escolher profissões e cargos que ofertam maiores possibilidades de ganhos e a um acúmulo de bens.

PROPÓSITO – E por fim vamos falar de propósito! Ter uma carreira embasada em propósito é conectar-se com o que é importante para você, é direcionar sua escolhas e rotas focadas em valores, objetivos, características pessoais e talentos. É entender que se por um lado você possui competências e habilidades que te ofertam oportunidades, por outro lado há oportunidade que você conseguirá conquistar por possuir características únicas e habilidades expressivas (claro ao longo da trajetória você entenderá que precisa aperfeiçoá-las).

Estejam conectados com seu propósito de vida e obtenham valores secundários (grandes salários, poder, posições de destaque, realizações) e acredite além de assumir o controle de sua carreira você se sentirá realizado e não obrigado em fazer seu trabalho.

Sócio fundador da J Mariano consultoria e treinamento, atuando também como palestrante e professor nas áreas de
marketing e negociação, liderança, motivação, qualidade, atendimento, desenvolvimento de carreira e administração
geral.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais Sempre em grandes corporações como: Santander, Unibanco, Fagron entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here