A grande maioria de nós gostaria de ter excelentes resultados em seu trabalho, desenvolvendo uma carreira profissional. Alguns ou já desistiram ou simplesmente não despertaram para todo o potencial que podem desenvolver. Mas, a maior parte deseja sim, ter melhores resultados e crescer pessoal e profissionalmente.

O problema é que há grande competição, pois parece ser a lei da vida, como já ensinou Darwin e tantos outros pesquisadores. Então, um dos caminhos é buscar qualificação para destacar-se no mercado. Mesmo assim, muitas vezes falta informação e ficamos com a sensação de que seria muito melhor tomar uma fórmula mágica que transformasse nossas vidas.

Então, vamos a algo que talvez lhe falte. Uma informação que fez diferença para mim e talvez lhe ajude também, como já contribuiu para a mudança de tantas pessoas que foram tocadas por esta mensagem.

O CHA que me refiro aqui é um acrônimo. Aquela expressão formada pelas iniciais ou segmentos de outras palavras. Quais são?

CONHECIMENTO: a primeira palavrinha de nosso CHA é o conhecimento. Buscá-lo é essencial para novos horizontes. Parar de conhecer é o caminho para a morte da mente, do corpo e do espírito.

É possível buscar conhecimento de diversas formas. A mais óbvia é a formal, por meio de faculdade e diversas modalidades de pós-graduação e extensão. Mas também podem ser cursos livres. Também pode ser informal conversas com amigos, internet, ou mesmo em atividades profissionais ou estágios. O importante é estar aberto a novos conhecimentos, ao aprendizado.

HABILIDADES: esta segunda palavrinha está relacionada a colocar em prática o que se sabe. Desenvolver as habilidades é testar, aprimorar técnicas que foram aprendidas. “Não basta saber o que deve ser feito. Deve-se saber como fazer”.

AÇÃO: depois de aprender o que deve ser feito e como fazê-lo, é hora de colocar em prática na sua vida. É preciso querer e, efetivamente, implantar o plano que foi determinado. Sem a ação, ficaremos como aquelas pessoas que já ouvimos críticas do tipo “a pessoa sabe o que fazer, sabe fazer, mas não faz”.

Sem a vontade de colocar o conhecimento em prática, os resultados certamente ficarão apenas na promessa.

Ao contrário, ao colocar este CHA em sua vida, os resultados virão, porque o seu conjunto forma algo essencial para o crescimento:

COMPETÊNCIA = Conhecimentos + Habilidades + Ação

Você já sabia disso, quando analisava uma pessoa competente, que fez por merecer aquela promoção: “Ah, merecido. Ele é muito competente. É rápido (eficiente) e faz tudo com excelência (eficaz), porque sabe o que deve ser feito, sabe fazer, e, principalmente, faz”.

No próximo artigo, vamos falar de mais um CHA que vai lhe ajudar muito no seu desenvolvimento. Por enquanto, vá saboreando este, verificando como aumentar sua competência. Veja, com atenção, vibre no seu íntimo: é mais uma questão de atitude, de buscar ser competente. NÃO é uma questão de investimento financeiro, mas de investimento na sua atitude mental.

Sucesso para você e até nosso próximo encontro!

Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.

Entre suas atividades profissionais, destacam-se:

LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001

  1. Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  2. Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
  3. Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
  4. Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
  5. O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004

 

ACADÊMICAS

  • Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
    Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales.
  • Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
  • Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
  • Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
  • Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
  • Avaliador técnico Guia do Estudante.

 

PROFISSIONAL

  • Publicitário, Jornalista e Radialista;
  • Editor;
  • Empresário, indústria de brinquedos;
  • Palestrante Profissional RPP e Coach.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here