Pixabay.com

O quanto é fácil ou difícil para você dizer não? Você costuma deixar de fazer alguma coisa para você para atender outra pessoa? Você se senti frustrado quando os outros não fazem o mesmo por você? Você aprendeu a dizer não?

Ouvi de alguns clientes e amigos a seguinte resposta para esta pergunta:

“Me sinto egoísta se não ajudar”.

“Já deixei de fazer alguma coisa que era importante para mim porque disse sim para o outro”.

“Algumas pessoas abusam, porque sabem que sempre digo sim, me sinto mal quando isso acontece”.

“As pessoas podem se afastar se eu começar dizer não”.

Já perdi a conta de quantas pessoas atendi que tinham dificuldade em dizer não. E aos poucos trabalhando o autoconhecimento, suas emoções, conhecendo seus valores começaram dizer não e puderam sentir o quanto e libertador dizer não.

Há muitos anos eu também dizia sim para muitas coisas que não queria realmente, isso me fazia sentir frustrada pois queria que as pessoas fizessem o mesmo, ou que me valorizassem mais. Com o tempo percebi o quanto isso me fazia mal e decidi mudar.

O começo foi desafiador, mas aos poucos fui dizendo não, algumas pessoas me chamavam de chata que não concordava mais com as coisas, outros se afastaram, comecei perceber duas coisas:

1 – Quando eu dizia não para o outro estava dizendo sim para mim, e praticando um gesto de amor comigo, o auto amor, meu primeiro valor é o respeito, e somente neste momento percebi que estava me respeitando, respeitando minhas vontades e sentimentos.

2 – As pessoas que no começo ficaram chateadas com o “não” hoje dão muito mais valor ao “sim” porque sabem que quando aceito um convite, ou me proponho ajudar estou realmente comprometida com ela e totalmente presente.

Alguns motivos que nos fazem dizer sim quando queremos dizer não:

  • Aprovação – Necessidade de aprovação, de aceitação, se falarmos sim seremos amados, aceitos, incluídos em um circulo seja social ou familiar.

  • Vaidade – nos achamos tão bons que talvez o outro não consiga fazer sozinho. “Se eu não fizer, quem vai fazer?”, queremos ser bonzinhos, elogiados.

  • Conflitos – muitas vezes falamos sim para evitar conflitos, para não entrar em uma conversa que talvez não queremos e aceitamos o que o outro quer. A ultima matéria falei como lidar com conflitos.

  • Medo da perda – principalmente dentro do relacionamento amoroso, um dos dois muitas vezes acaba se anulando, deixando suas vontades de lado e passa a aceitar tudo que o outro quer com medo de perder a pessoa. O problema e que aos poucos aquela pessoa que o seu cônjuge se apaixonou não existe mais.

Por onde começar:

  • Definir prioridades – você precisa entender que primeiro lugar vem você e depois os outros. Quais são suas prioridades, o que é importante priorizar para chegar onde quer?

Quando estamos no avião a primeira coisa que escutamos é: “Ao caírem as mascaras coloque primeiro em você e depois em quem precisar”.

Essa é uma das maiores lições que podemos ter sobre o quanto é importante cuidarmos primeiro de nós e depois do outro.

Colocar suas prioridades em primeiro lugar não é egoísmo e amor próprio.

  • Pare de sentir culpa – não sinta culpa ao dizer não, diga com amor, não peça desculpa por dizer não.

Apenas diga “Não”, “Adoraria, mas dessa vez não irei”, “Agradeço o convite, mas não será possível”.

  • Diga sim quando quiser dizer sim – costumo dizer para meus coachees (clientes), faça as seguintes perguntas para você:

“Eu quero isso?”, “Eu estou fazendo isso por alguém ou por mim?”, “Se estou fazendo isso por alguém e porque quero ou me sinto mal se não fizer?”

Respondendo essas perguntas você vai conseguir entender se deve dizer sim.

  • Assuma o comando da sua vida – e permita que o outro faça o mesmo, deixe o outro crescer, acredite no potencial das outras pessoas, deixe que elas construam suas historias com suas próprias escolhas.

  • Vampiros de tempo – elimine os vampiros de tempo, que são aquelas pessoas que acabam aproveitando sua boa vontade para que você faça as coisas por ela. Geralmente essas pessoas se afastam quando você começa dizer não.

“Diga não quando você quer dizer não. Este pode ser o maior economizador de tempo da sua vida” Linda Lore.

Quero agora propor um desafio e também te dar um presente.

Vou fazer a análise da sua tríade do tempo gratuitamente, onde com algumas perguntas que você responde em menos de 2min vou te enviar o quanto você hoje tem colocado as pessoas como prioridade em sua vida.

É só me enviar um e-mail (lu@lurodriguescoach.com.br) com o assunto:  “Quero dizer não” e enviarei o teste.

Agora vamos ao desafio: Escolha três pessoas ou situações que você precisa começar dizer não, pense o que acontece nestas situações que você acaba dizendo sim, se pergunte como você se senti ao dizer sim quando queria dizer não, qual é o sentimento? E em seguida escreva como vai dizer não, se precisar treine na frente do espelho. E coloque em prática ainda esta semana.

Ficarei feliz em receber sua mensagem me dizendo como foi sua jornada.

Você é muito mais do que acredita ser.

Luciana Rodrigues

Luciana Rodrigues, Treinadora, Coach de Relacionamento Amoroso e Realização Pessoal.

Acredita que Relacionamento, Carreira e Realização Pessoal precisam estar alinhados para que tanto o homem quanto a mulher tenham sucesso em todos aspectos de sua vida. “Se sentir uma pessoa bonita, feliz, confiante e realizada quem não quer se sentir assim” diz ela.

Graduada em Recursos Humanos, Formada em Personal e Professional Coaching, Executive e Business Coaching, Programação Neurolinguística, Consultora Comportamental Master Disc, Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, busca através do seus conhecimentos e experiências de quem já passou por perdas, traição, tristeza e baixa autoestima e sabe o caminho mais rápido para se reconectar com sua essência e voltar a se amar, reencontrar o seu caminho e alcançar seus objetivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here