Sobre negociação

Sobre negociação: É hora de estourar o champagne!

Percebi, ao longo de 14 anos negociando, que o ego é o maior vilão para se chegar a um acordo. O ego é considerado o “defensor da personalidade”, responsável por ativar os mecanismos de defesa.

Para o pai da psicanálise, Sigmund Freud, o ego é a consciência do indivíduo, é ele quem determina as suas ações e instintos perante os eventos que se manifestam no mundo real.

O ego é o eu, a essência de cada um. É ele que determina a personalidade do indivíduo e, por isso, é um conceito tão importante para a filosofia e a psicanálise. Por uma perspectiva generalista, é através do ego que somos capazes de balancear o que queremos (desejos) e o que temos (realidade) e assim determinar os valores sociais que marcam a nossa existência.

Nessa nova corrente de estudos e de teorias sobre o novo modelo de negociação, o ego virou um grande entrave para se chegar à um bom acordo, pois a negociação se apoia em “ceder”.

Quando abordamos este tema, vale fazer uma reflexão sobre o tempo que passamos negociando. Estamos quase que o tempo todo de nossas vidas vivendo situações de negociação, visando conquistar objetivos. Em uma disputa com outros pelos mesmos interesses, certamente sairá melhor quem puser em prática sua inteligência emocional.

A negociação perfeita é inteligente, não impõe barreiras, é gentil e envolve valores éticos. Ninguém perde, ninguém ganha. O ideal é o empate. As duas partes saem satisfeitas. Devemos esquecer antigos modelos de negociação, onde batalhas eram travadas, só uma parte cedia, e a outra estourava o champagne no final.

A negociação de hoje, deve ser justa, empática. Ou seja, sempre pensando no outro lado. O champagne deve ser estourado e compartilhado.

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Michelle Fernandes

Michelle Fernandes é fundadora da M2Trade, empresa no Brasil que oferece mercadorias e serviços de Comércio Exterior. Atua há 14 anos na área, graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior pela Universidade Estácio de Sá, acumulando vasta experiência nas áreas de logística, importação e exportação e demais atividades relacionadas a este universo. Durante sua carreira, participou de dezenas de cursos relacionados na área, inclusive na Escola da Marinha Mercante do Brasil, Aduaneiras e Lloyd’s. Participou de diversos seminários bilaterais de Comércio Exterior promovidos pela FCCE – Federação das Câmaras de Comércio Exterior.
Após trabalhar 5 anos em uma empresa multinacional com sede em Singapura, em 2010 Michelle abriu sua primeira empresa de comércio exterior ao lado de sócios como Carlos Alberto Parreira, focando no atendimento ”door to door”. Em 2015, vendeu a empresa e fundou a M2Trade.
Michelle participa de eventos como palestrante/speaker dividindo sua experiência e seus desafios profissionais com empresários, gestores, estudantes e todo público interessado no universo do empreendedorismo e do comércio internacional.

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