Como saber se minhas redes sociais estão gerando frutos
Como saber se minhas redes sociais estão gerando frutos

Educação que ensina a empreender

O ano de 2022 marca a história da educação no Brasil porque revoluciona o modelo do ensino médio através da obrigatoriedade da implantação de itinerários e eletivas por parte de todas as escolas do país, privadas e públicas.

Essa decisão marca o início de um longo processo de transformação da educação, que vai até o ano de 2024, com a alteração talvez mais esperada pelo mercado: a alteração do formato do tão temido vestibular. Mas não estamos aqui para falar do novo ensino médio e sim de como ele pode, potencialmente, presentar uma mudança no perfil empreendedor de nossos jovens.

A implantação de itinerários eletivas obriga alunos a tomarem as rédeas do desenvolvimento de sua própria educação, na medida em que o próprio aluno precisa fazer a escolha das eletivas pelas quais quer optar. Esse é um grande passo e um grande avanço dentro do nosso sistema conteudista de educação, que valoriza mais a fotografia da memória do aluno nos dias de prova do que sua performance durante todo o ano e o trabalho que ele construiu (ou não) enquanto estava no processo de aprendizagem.

Escolher as eletivas que quer cursar dá ao aluno não somente o bônus de evitar matérias em que ele não se interessa como o ônus de comprometer-se com as matérias com as quais se identifica, trazendo a responsabilidade da escolha para as mãos do personagem mais interessado no processo ensino-aprendizagem: o aluno. Essa escolha o torna protagonista de sua história e permite que ele reflita sobre as áreas em que tem interesse, quase como uma olhada no horizonte do futuro profissional que o aguarda.

Empreender é desenvolver protagonismo, é aprender a escolher, é tomar decisões e ser responsável por cada sim e cada não proferido. O novo ensino médio, propondo que os alunos façam suas escolhas individuais, permite que cada aluno possa acordar para a necessidade de participar ativamente da sua própria educação, não simplesmente aguardando que a escola e seus professores determinem o que cada um deve aprender até o final do Ensino Médio.

Se você tem filhos no ensino médio, acompanhe o processo de escolha de seus filhos. Para tomar boas decisões é necessário ter conhecimento, informação e inspiração para seguir tanto a razão como o coração. Se você é educador, abrace esse processo, e ajude a criar uma juventude mais segura, mais informada, mas descolada e, acima de tudo, mais feliz.

Carol Olival_Portal Empreendedorismo

Com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival é Community Outreach Director da Full Sail University, uma universidade americana que forma profissionais para a indústria criativa global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here