Muito se fala a respeito do Green Card. No entanto, é salutar esclarecer que este processo é o status de residente permanente legal (LPR-Legal Permanent Resident) nos Estados Unidos concedido pelo Departamento de Imigração – Serviço de Cidadania e Imigração – USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) a estrangeiros que tenham as qualificações exigidas para este fim.

Um titular de visto de imigrante é conhecido como residente permanente legal (LPR) em terras americanas.




Apesar do nome, Green Card não é um cartão verde. Na verdade ele é oficialmente conhecido como um cartão de registro de estrangeiro, ou seja, é uma cédula que identifica o status de um estrangeiro como LPR.

O LPR (Residente Legal Permanente, em português) é outorgado quando há aprovação oficial, pelo USCIS, da solicitação do visto, ou ajuste de status para o de imigrante (e, quando aplicável, a entrada oficial nos Estados Unidos).

O Green Card representa, então, a confirmação da aprovação oficial de que seu portador está devidamente qualificado para o status de imigrante. Assim, mesmo que muitos aspirantes a imigrante possam perguntar “como posso obter o meu Green Card”, o status de LPR ocorre quando o DHS (Department of Home Security) concede oficialmente o status ao seu peticionário.




Como já comentamos, o Green Card não é verde. Originalmente, os “Green Cards” eram na cor verde, porém, com o intuito de evitar a falsificação (como ocorre com papel moeda), a cor do cartão é alterada regularmente.

No entanto, o apelido “Green Card” permaneceu em uso, mesmo que tenha sido utilizado há muitos anos, desde quando realmente era essa a cor.

Para a solicitação deste cartão, são dependentes os cônjuges e filhos menores de 21 anos de idade.

Já, para quem é cidadão norte-americano, é possível solicitar o Green-Card para cônjuges e filhos menores de 21 anos, pai e mãe, sem restrição de número de vistos. Já os filhos maiores de 21 anos e irmãos, deverá ser levado em conta a quantidade de número de vistos disponíveis para estas categorias.

Marcya A Machado é presidente e fundadora das empresas Cartório BRASIL, LLC e Prospera USA, Inc, estabelecidas no estado da Flórida, nos EUA, com escritório também em São Paulo, capital.

Formada em Administração de Empresas e Direito, com Licença em Direito de Imigração pela Washington University e em Serviços Jurídicos e Notariais pela Faculdade Damasio, além de especialização em marketing estratégico e marketing de relacionamento. Possui MBA Executivo em Marketing, além de várias especializações no Brasil e no exterior (São Francisco, Miami, Cincinnati, New York, Londres) e especialização em Empreendedorismo no Varejo pela Babson College, Massachusetts – EUA.

Fala português, inglês e espanhol, além de noções básicas de alemão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here