Quebrando o tabu sobre pessoas com deficiência em empresas

Se você trabalha com pessoas com deficiência ou tem uma empresa que quer ou precisa contratá-las, leia aqui sete dicas para fazer isto da melhor forma possível.

É comum que em meio ao desconhecido não saibamos como agir. Quando estamos em um ambiente novo e não conhecemos o ambiente ou as pessoas, não nos sentimos completamente à vontade e ficamos um pouco perdidos.

O mesmo pode acontecer quando vamos contratar ou trabalhar com alguém que tenha deficiência.

Lidamos com diferenças diariamente. Diferenças culturais, de opiniões, físicas, diferentes maneiras de reagir a uma determinada situação, entre outras.

Porém, as diferenças intelectuais ou físicas de pessoas com deficiência são sempre tratadas como um tabu na nossa sociedade. Você já se perguntou o porquê?

Bem, a falta de informação é o principal motivo e causador de todo preconceito e estigma no nosso cotidiano.

Poucas pessoas conhecem os tipos de deficiência que existem e muitas delas acreditam que as deficiências, intelectuais principalmente, tornam as pessoas incapazes de exercer uma profissão.

A verdade é que muitas famílias que possuem este mesmo pensamento não estimulam o indivíduo a se desenvolver. O ensino do nosso país também é precário fazendo com que a maioria não tenha uma formação adequada, o que favorece ainda mais a ideia de serem incapazes.

A verdade é que pessoas com deficiência possuem o mesmo potencial e muitas vezes maior força de vontade de produzir resultados  do que pessoas sem deficiência.

Com inspiração e base no artigo “Gestão de pessoas com deficiência: um olhar da psicologia” de Juliana Andrade de Abreu e Valéria Marques da Universidade Estácio de Sá, escrevi 7 dicas para você que quer contratar ou já trabalha em sua equipe com pessoas com deficiência:

1- Procure estudar sobre o assunto antes do processo de Recrutamento e Seleção. Algumas deficiências precisam de uma adaptação no ambiente. Providencie com antecedência.

2- Sensibilize e prepare seus funcionários para recebê-lo (antes de ser feita a contratação) de forma mais natural possível, pois ele realmente será apenas mais um funcionário com direitos e deveres iguais aos deles.

3- Na entrevista, procure ficar relaxado e vê-lo apenas como mais um candidato com qualidades e defeitos, pois é exatamente o que ele é. Se tiver alguma dúvida sobre a deficiência, pergunte diretamente a ele.

Não se esqueça de falar de forma neutra e que demonstre que você quer saber mais sobre quem é esta pessoa e como é sua rotina. Assim como você precisa saber das pessoas sem deficiência também.

4- Da mesma forma que é preconceituoso dizer que a pessoa com deficiência é menos capaz, é também preconceituoso dizer o contrário e contratá-la somente por pena. É necessário verificar se suas habilidades são realmente compatíveis com o cargo.

5- Como já dito, o funcionário com deficiência deve ser tratado igual aos funcionários sem deficiência, mas não se deve ignorar suas características singulares. Ele terá direitos, assim como deveres e deve ser cobrado pelo seu trabalho normalmente.

6- Sua deficiência não deve ser vista por outros, ou pelo próprio funcionário, como uma muleta ou desculpa por não fazer o seu trabalho direito.

Se for contratado deve ser capaz de exercer todas as funções exigidas, mesmo que seja necessário um período de adaptação e treinamento.

Isso deve estar claro não só para ele mesmo como para todos os outros funcionários da empresa, com o intuito de evitar comentários equivocados pelo ambiente de trabalho.

7- O convívio entre todos os funcionários com o recém-chegado deve ser favorecido e incentivado. É importante que contem com o trabalho das pessoas com deficiência e as vejam realmente como parte da equipe.

Portanto, como o processo de inclusão é recente em nossa sociedade, é normal que ninguém esteja 100% preparado para isto. Mas o fato de você querer dar o seu melhor, pesquisar, estudar, se preparar e ter lido esta matéria até aqui, já é o primeiro passo para que a inclusão seja realizada corretamente e com sucesso.

Com a inclusão, além de sua empresa com mais de 5 mil funcionários estar dentro da lei , você estará dando oportunidade a esta população excluída que é igualmente ou, até mesmo, mais capaz.

Já foi comprovado também que pessoas com deficiência melhoram o ambiente de trabalho e, diante seu esforço e visão mais valorizada sobre o ato de trabalhar, motivam as pessoas sem deficiência a trabalhar e produzir mais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trabalho informal ganha espaço em tempos de crise

Os desafios da alta performance em tempos de crise

Os desafios e estratégias na gestão de empresas familiares

Inês Dutra tem 23 anos, é estudante de Psicologia e está atualmente no 5º semestre do curso. Como uma boa introvertida, adora escrever seus pensamentos e reflexões ligando-os a conteúdos da Psicologia. É amante da arte e da criatividade. Sonha com uma sociedade em que não só valorizem a profissão de uma pessoa, mas também o que ela é como ser humano. Atualmente se dedica a um projeto pelo Instagram chamado “Saúde Mental”. Sem fins ou objetivos lucrativos, Inês procura promover a saúde mental das pessoas e mostrar a importância dela em todas as áreas de nossas vidas. Como colunista do Portal Empreendedorismo, tem como objetivo mostrar pesquisas, conteúdos e conceitos da Psicologia aplicados em empresas de forma que melhore a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, intensifique e aumente seus resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here