Saiba como ter foco na acabativa!

A falta de foco é um dos principais motivos para a falta de acabativa. Confira as dicas para te ajudar a manter o foco e concluir o que começou.

No artigo Muita Iniciativa e Pouca Acabativa, falei um pouco os sabotadores da acabativa e a falta de foco é um dos mais fortes.

Podemos considerar o foco em dois sentidos: um mais amplo, relacionado aos objetivos e sonhos, e o outro ligado à atenção e concentração nas atividades.

Você definiu o objetivo (SMART), fez o plano de ação para atingi-lo (5W2H) e agora está executando o que foi planejado para garantir que o projeto tenha acabativa. Em projetos de curto prazo, tudo costuma fluir bem. Porém, quando temos um projeto longo, manter o foco é algo extremamente importante.

O que podemos fazer para não perder o foco no meio do caminho?

Em primeiro lugar, atingir seu objetivo precisa ser a sua prioridade. É nisso que você pensa diariamente, mesmo que as ações sejam semanais ou mensais. Crie listas, lembretes, cole fotos da geladeira, fique em contato com seus sonhos para que eles não fiquem esquecidos.

Priorizar seus objetivos significa dizer não para uma série de coisas, e isso não é nada fácil. É preciso resistir às tentações. Como disse Steve Jobs, “algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa que você vai focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”

No seu dia-a-dia, tente evitar as distrações e dê atenção àquilo que realmente é importante e que vai te ajudar a atingir seus objetivos.

É legal ter pequenos prazeres e alguns momentos de diversão, só que isso precisa estar dentro do seu planejamento. Caso contrário, você terá que abrir mão dessas coisas constantemente se realmente quer realizar seu objetivo.

Além de ter o foco no seu objetivo final, na realização do seu sonho, é importante também ter foco nas tarefas. Isso significa dar atenção total ao que você está fazendo, aumentar a concentração e evitar as distrações.

Vivemos num momento onde há uma disputa muito grande pela nossa atenção: redes sociais, programas de TV, troca de mensagens, e-mails e todas as tarefas relacionadas ao trabalho, estudos e manutenção da casa. Desse jeito é muito fácil se perder, não é?

Com base nos livros Foco (Daniel Goleman), A Única Coisa (Gary Keller), O Poder da Ação (Paulo Vieira) e de algumas experiências pessoais, trago aqui algumas dicas para ajudar a ter mais foco no seu dia-a-dia:

Seja monotarefa: ser multitarefa não é a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e sim trocar constantemente de foco e isso nos atrapalha muito, já que invariavelmente temos que dar um passo para trás.

Escolha suas especialidades: não é possível ser bom em tudo. Por isso, escolha poucas coisas para ser realmente especialista e delegue ou pague para alguém fazer aquilo em que você não se sai muito bem.

Crie hábitos: com o decorrer do tempo, algumas tarefas que exigem nossa atenção podem virar um hábito e entrar no piloto automático. Isso nos libera para ter foco em outra coisa.

Faça meditação: mindfulness (ou atenção plena) é uma técnica de meditação que ajuda a desenvolver a capacidade de se concentrar.

Utilize a técnica Pomodoro: trata-se de um período de 25 minutos sem qualquer distração onde você consegue se concentrar para realizar alguma tarefa. Baixe um aplicativo no celular ou no computador, é bem interessante e nos ajuda muito.

Use a serendipidade: em alguns momento, se permita divagar, deixar a mente à deriva. Estes momentos podem ajudar a ter insights para resolver algum problema ou encontrar uma forma melhor de fazer determinada tarefa. Depois se concentre para colocar em prática o insight.

Elimine o que te atrapalha: faça uma reflexão sobre o que tira a sua concentração, aquelas distrações que realmente te impedem ou que retardam a execução de alguma tarefa.

Esqueça o mito das 10 mil horas: você já deve ter ouvido falar que a excelência se conquista com 10 mil horas de treino. Na verdade, importa muito mais a qualidade do treino do que a quantidade. Se você refletir sobre o resultado do treino e o que pode ser melhorado, já tem condições de aplicar na próxima oportunidade e evoluir mais rápido.

Paulo Vieira, no livro Foco na Prática, diz que “poucas pessoas fracassam pois a maioria delas desiste antes mesmo de fracassar”. Acredito que esta frase diz muito sobre a nossa capacidade de ter foco e, consequentemente, ter acabativa.

Tanto o sucesso quanto o fracasso só vão acontecer se você conseguir chegar no final.

ARTIGOS RELACIONADOS

Planejamento empresarial eficaz

Você precisa aprender dizer NÃO

10 passos para definir sua missão de vida e descobrir qual o seu propósito

 

Karla Pierri é Life Coach, consultora e escritora e tem mais de 15 anos de experiência em Operações, Serviços, Projetos, Processos e Gestão de Pessoas. É administradora de empresas e formada em coaching pelo IBC Instituto Brasileiro de Coaching. Traz conteúdos relacionados ao coaching, desenvolvimento pessoal, liderança e gestão de projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here